Enquanto o locutor saúda a visita de turistas de praticamente todos os Estados brasileiros para participar do passeio, o que ajuda a dimensionar o protagonismo da Maria Fumaça para o turismo na região da Uva e do Vinho, um grupo de 40 pessoas aguarda para embarcar no último vagão do charmoso trem que percorre Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves.
Naquela tarde, clientes e convidados experimentariam o trajeto inaugural do L'Essenza del Vino, passeio que tem na degustação e harmonização de vinhos e espumantes ao som de música ao vivo o diferencial para oferecer uma experiência mais sofisticada e ainda mais marcante aos visitantes de um dos destinos turísticos mais procurados do país.
Conduzida por um sommelier como numa aula cujo material didático é um generoso cacho de uva, cubos de queijo, torradinhas e uma taça, a harmonização é ao mesmo tempo didática e divertida, graças à espirituosidade do porto-alegrense Vinícius Santiago. Com a proposta de oferecer um novo tema a cada mês, a viagem de janeiro teve o mote Da Uva ao Vinho, para celebrar a chegada da vindima. Santiago detalhou o processo de fabricação da bebida, deu dicas sobre como ter a melhor apreciação visual, olfativa e gustativa (nesta ordem), explicou como a rolha fornece informações sobre a qualidade do vinho servido, ensinou diferentes formas de abrir as garrafas em ocasiões solenes ou festivas, entre outras curiosidades.
Entre uma e outra pílula de sabedoria etílica, garçons esvaziavam e enchiam as taças, enquanto o músico Joce Sampaio cumpria o papel de manter a animação no alto (um pequeno spoiler: não são apenas músicas típicas que embalam o passeio, que tem até Raça Negra).
— É a adaptação de um curso básico, mas flexível às dúvidas do público. Às vezes, as pessoas têm receio de beber vinho por não conhecer, por isso a ideia é de que todos saiam da experiência sabendo o necessário para apreciar a bebida sem se preocupar. Isso vai desde como abrir a garrafa sem quebrar a rolha, saber como e por quanto tempo conservar, qual a melhor forma de servir. São informações simples, mas que ajudam no dia a dia — explica Santiago, que é diretor de degustação da secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS/RS).
Para a viagem inaugural, foram servidos os tintos Miolo Cuveé Giuseppe e Salton Talento e a espumante Garibaldi Extra-Brut. O sommelier explica que a cada mês ele e a enóloga Maria Amélia Duarte Flores irão se revezar nos cursos a bordo, que terão temas diversos.
— Em fevereiro, celebraremos o Carnaval com degustação de espumantes, em março, vamos comemorar a Páscoa com vinhos e chocolates, futuramente vamos ter curso de castas específicas e de vinhos do Vale dos Vinhedos para explicar o que é uma denominação de origem... — antecipa o sommelier.
No ano passado, a Maria Fumaça recebeu 350 mil turistas em seus passeios regulares e temáticos, como o de Natal e o do Harry Potter. O L'Essenza Del Vino, que tem decoração especial e cujo vagão, todo em madeira, foi adaptado para oferecer o máximo de conforto aos passageiros, dura uma hora e meia e custa R$ 189 por pessoa. Será oferecido um sábado por mês, com duas opções de trajetos (Bento-Carlos Barbosa e vice-versa).
Uma das diretoras da Giordani Turismo, empresa que opera a Maria Fumaça e outros roteiros como a Epopeia Italiana, o Fascínios da Vindima e o Vindima no Vale, Susana Giordani ressalta que o passeio une a parte nostálgica e lúdica da viagem de trem à sofisticação do enoturismo.
— A gente já queria fazer um passeio assim há mais tempo, mas precisava se estruturar. Com a reforma do vagão e o trabalho da nossa equipe comercial para formatar o roteiro e fechar as parcerias, resultou nesse roteiro leve e gostoso. É um produto que representa a essência cultural da nossa região, que é o vinho, aliado ao grande produto turístico, que é a Maria Fumaça — avalia a empresária.
Susana também explica que os passeios temáticos no trem, embora representem uma fatia pequena do faturamento da empresa, são importantes pelo que simbolizam:
— Não é um resultado que se mede na questão financeira, mas sim em inovação e retorno. Nossos passeios de Natal, por exemplo, contam com uma grande participação de pessoas da cidade, que também se sentem um pouco dona da Maria Fumaça. O L'Essenza surge para aproximar ainda mais o turista da nossa colônia e do nosso jeito de ser.
Agende-se
O quê: Passeio L'essenza del vino — Viagem com degustação e harmonização de vinhos a bordo da Maria Fumaça.
Próximas datas: 10 de fevereiro, 31 de março, 21 de abril e 19 de maio (sábados).
Horários: 14h e 16h (1h30min de duração).
Quanto: R$ 189, por pessoa.
Mais informações e compra: (54) 3455-2788.