Desta vez, não teve Funiculi, Funiculá. Nem vinho, espumante ou suco de uva. A Maria Fumaça de Bento Gonçalves fez, na tarde deste sábado (2), uma viagem cheia de fantasia.
No lugar dos imigrantes italianos cantando música típica, estavam a bordo dezenas de estudantes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, local icônico nas obras da britânica J.K. Rowling, criadora do fenômeno Harry Potter.
Partindo da "Plataforma 9 ¾", em Carlos Barbosa, o trem totalmente ambientado à magia das histórias levou os bruxinhos rumo a uma aventura inesquecível, que só acabou à noite em um castelo no meio do Vale dos Vinhedos.
Leia mais:
VÍDEO: como foi o passeio dos fãs de Harry Potter na serra gaúcha
Morre o ator britânico Robert Hardy, de "Harry Potter"
Sequência de "Animais Fantásticos e Onde Habitam" ganha primeira sinopse
Harry Potter: Facebook cria animação em homenagem aos 20 anos da saga
Já na estação, o clima era de euforia. Vestida a rigor para o passeio, a turma de admiradores do bruxo desceu em massa dos ônibus fretados para o evento. Murilo Bettoni Menezes (foto abaixo), seis anos, era um dos mais animados. Vestindo capa preta com brasão de Grifinória, casa onde Harry estudou, óculos e varinha em punho, o pequeno bradava:
– Tá chegando o trem de Hogwarts!
Ainda sem saber ler, ele se encantou com Harry assistindo aos filmes. Desde então, não sai para a escola sem pintar no rosto a cicatriz característica do personagem. Nos últimos 15 dias, o menino fez de tudo para manter os bons modos em casa sob pena de não participar da viagem.
– Eu dizia: "se tu não te comportar, não vai ter passeio" – relembra a mãe, Carolina Bettoni. – Agora, não tenho mais argumento – diverte-se Carolina.
Outro ilustre passageiro foi Lucas Becker de Souza (foto abaixo), 14 anos. O leitor voraz do bruxinho ganhou o passeio de aniversário dos pais, que esconderam a surpresa até meio-dia deste sábado. Carregando Harry Potter e a Criança Amaldiçoada em mãos, ele aproveitou o encontro para pedir um autógrafo e fazer uma foto com o youtuber Renie Santos, autor do canal O Expresso de Hogwarts.
Além do momento de tietagem, o adolescente também apreciou o serviço de bordo (abaixo) e comeu um "sapo de chocolate", iguaria servida junto dos "feijõezinhos de todos os sabores", "marshmallows dedos de mel" e "ovos de acromântula".
Ao longo do trajeto até Bento Gonçalves, os vagões foram invadidos por Harry e seus companheiros em busca do sapo do Neville, comensais da morte atrás do bruxo e Draco Malfoy e sua trupe. Interagindo com os passageiros, os personagens do "A Very Potter Musical Brasil" agitaram a viagem até a chegada ao Castelo Cave de Pedra.
Na porta do castelo, os professores das quatro casas da Escola – Grifinória, Corvinal, Lufa-Lufa e Sonserina – esperavam os bruxos para o primeiro dia de aula. Mas antes, os estudantes passaram pelo filtro do chapéu seletor.
Em um ambiente decorado de acordo com as obras da escritora britânica, o castelo de uma vinícola se transformou em Hogwarts para receber cerca de 150 pessoas para um banquete. O casal Josy Barbar, 40 anos, e Paulo Barbar, 45, era um dos que estava à mesa participando da noite.
Fãs desde o primeiro livro, eles assistiram a todos os filmes e na última semana fizeram uma maratona para revê-los. Também encomendaram às pressas todas as roupas dos personagens – gravatas, camisas e capas –, que chegaram via Sedex em Gramado, onde moram.
– Já que era para vir, tínhamos que entrar na fantasia. Vimos tudo nos filmes e, agora, nós estamos na história – diz a dona de casa.
Para o fã clube Alohomora, que organizou o evento ao lado da empresa Movetur, a experiência foi um sucesso. Marcelo Soares, que organizou o encontro, comemorou o resultado e já planeja um próximo evento para 2018:
– Para mim tem sido muito mágico. Tem pessoas perguntando quando vai ter de novo. Estamos pensando em um próximo no começo do ano que vem.