"Ao sobrevoar Marrakesh, no Marrocos, já se percebe um cenário uniforme de casas baixas, quadradas e cor de terra. Ficamos hospedados na Medina, área murada antiga em um dos riads com arquitetura que isola som e temperatura. O norte da África é, aos mesmo tempo, próximo e tão distante da Europa. Há palácios no meio do fervo da cidade, oliveiras centenárias, a praça Jemaa El Fna com encantadores de serpentes, dançarinos, contadores de história e centenas de lojinhas de barganha.
Partindo para o interior, as Montanhas Atlas oferecem paisagens impressionantes, com pedras e neve. Uma parada importante é na cidade de Ait Ben Haddou, constituída por um grupo de várias pequenas fortalezas (casbas). O cenário vai ficando mais desértico em direção à região do oásis de Skoura, onde entendemos um sistema milenar de irrigação comunitária, uma combinação incomum de sofisticação e rusticidade. Mais algumas horas em boas estradas, chegamos a Merzouga e a porta do Deserto do Saara, quase na fronteira com a Argélia. A cor do céu contrasta com a areia das dunas – parece quase irreal. O país é uma surpresa atrás da outra."
Stephan Doral Stefani
De Porto Alegre, em janeiro de 2019
"Localizado no Deserto de Saara, Merzouga é o maior conjunto de dunas do Marrocos. Lá, é possível fazer excursões em camelos para assistir ao nascer e ao pôr do sol. A noite pode ser passada em tendas berberes, com jantar e show típicos, além do espetáculo das estrelas cintilantes no céu."
Maura Munari Raupp e Maria Madalena Munari Raupp Rolim
De Porto Alegre e Capão da Canoa, em novembro de 2018
"A cidade de Alexandria, banhada pelo Mar Mediterrâneo, é a segunda maior cidade do Egito. Foi fundada por Alexandre, o Grande, em 331 a.C. Tem o maior porto egípcio, é um importante centro industrial e um grande produtor de gás e petróleo. Foi uma das mais importantes cidades do mundo e permaneceu por mil anos como capital. Entre seus principais pontos turísticos, estão o Palácio Montazah e seus jardins, a muralha construída onde estava localizado o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e a famosa biblioteca de Alexandria, que foi uma das mais célebres da história."
Luiz Antonio Tesser
De Bento Gonçalves, em abril de 2014