Por milhares de anos, as maiores estruturas do mundo foram as pirâmides – que, via de regra, simbolizavam uma conexão dos homens com seus deuses. Hoje, elas encantam os turistas e nos ajudam a entender as civilizações antigas. Veja relatos de nossos leitores.
Valderez Anzanello.
De Veranópolis, em fevereiro de 2017
"O Parque Nacional de Tikal, na Guatemala, abriga um dos principais legados arqueológicos do povo Maia. São imensas pirâmides, chamadas templos, algumas restauradas e outras em ruínas em meio a uma selva tropical com rica biodiversidade de fauna e flora. Este era o coração do mundo Maia."
Luiz Antonio Tesser
De Canoas, em abril de 2014
"As mais famosas pirâmides egípcias estão na necrópole de Gizé, nos arredores da cidade do Cairo, e foram construídas para serem monumentos funerários onde seriam enterrados os faraós. Elas foram construídas na margem esquerda do Nilo, onde o sol de põe."
Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em dezembro de 2000
"As Pirâmides de Gizé, feitas em alvenaria e construídas há mais de 4 mil anos pela civilização do Egito Antigo, consistem na própria Grande Pirâmide de Gizé, na Pirâmide de Quéfren (foto) e nas bem mais modestas Pirâmides de Miquerinos. Elas foram construídas como tumbas reais e comprovam o avançado estágio em que se encontravam na matemática, engenharia e devoção aos faraós dessa civilização."
Paulo Ernani Peres Ferreira
De Passo Fundo, em dezembro de 2014
"A pirâmide de Kulkulcán (serpente emplumada, na língua maia), no México, é o local mais bem preservado da península de Yucatán, que, no seu auge, no século 12, chegou a ter milhares de habitantes. A pirâmide possui altura de 30 metros e reflete os profundos conhecimentos de matemática, geometria, acústica e astronomia do povo maia."
Fuad Khattab Hassan, com Soraia, Iasmin e Imman
De Rio Grande, em fevereiro de 2009
"A construção de pirâmides como as do Egito, em épocas de muito pouca tecnologia, intriga a humanidade. É voltar no tempo e saborear cada minuto desta rica civilização."
Thirza Moreira
De Caçapava do Sul Em fevereiro de 2017
"A energia das Pirâmides de Teotihuacan, no México, é inexplicável. A Avenida dos Mortos e as Pirâmides do Sol e da Lua se destacam pelo impressionante conjunto arqueológico estabelecido entre 100 a.C. e 250 d.C."