Oferecer ao morador da cidade um pouco do que é a vida no Interior é um dos segmentos do chamado turismo de experiência. Na serra gaúcha, é um nicho que tem sido cada vez mais explorado nas zonas rurais, principalmente onde mais se preserva o modo de vida dos imigrantes. Em Farroupilha, sete famílias da região se uniram para criar a Rota Farroupilha Colonial, que oferecerá aos visitantes degustações, artesanato, trilhas e a oportunidade de conhecer a história da região e dos seus colonizadores.
A ideia partiu de um curso de turismo oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com 10 módulos. Entre os participantes, que agora integram o roteiro lançado oficialmente em agosto, estão os proprietários da Casa Canjerana, do Acervo da Bea, da De Luca Gastronomia Caseira, da Vinícola De Cezaro, da Casa da Cultura Sueca, do Espaço Biazolli e do G Parque, todos localizados em distritos de Farroupilha.
Enquanto muitos já tinham experiência como anfitriões e aproveitaram o curso para se aprimorar, a historiadora Suzana Bertuol, proprietária da Casa Canjerana, ingressou numa experiência nova e desafiadora.
Desde que a família adquiriu uma propriedade histórica na Linha Boêmios, divisa de Farroupilha com Alto Feliz, Suzana nutriu o interesse em divulgar a história da pequena casa de madeira canjerana construída em 1893 pela família Colle, primeira proprietária. Para enriquecer o passeio, utilizou-se do talento literário (é autora de obras premiadas em concursos regionais) para escrever contos de ficção ambientados na casa e que dialogam com alguns dos objetos antigos preservados.
— Acho que o que move esse interesse de fazer a rota colonial é a vontade de compartilhar a história da região e, dessa forma, ajudar a preservá-la. São moradias muito antigas, que ainda dizem muito sobre como se vivia antigamente — pontua Suzana.
Além de um café da tarde servido à moda colonial, o passeio inclui a visita a uma gruta religiosa de 1938 e uma trilha pela floresta de araucárias, em que os turistas irão conhecer a história do Sanguanel, personagem do folclore italiano: um homenzinho que tem como diversão confundir os adultos e roubar as crianças que cruzam seu rastro, devolvendo-as às famílias apenas dias depois.
Berço da imigração
Bisneta de Stefano Crippa, um dos primeiros imigrantes italianos a chegar à Serra, Beatriz Elvira Bergamo, 69 anos, administra o armazém que funciona junto à casa da família, construção de 1894 em Nova Milano, interior de Farroupilha. Há pelo menos 10 anos, Beatriz abre o espaço para visitação de turistas e de escolas da região.
Cada canto da casa, chamada de Acervo da Bea, conta um pouco sobre o que era ser um morador da região de colonização italiana, com roupas, móveis, decoração, ferramentas e utensílios domésticos, equipamento de caça e materiais de escritório. A riqueza da memorabilia chamou atenção do Guia Quatro Rodas, principal responsável por levar turistas ao local.
– Recebemos turistas até da China. Mas como a região é bastante visitada nos finais de semana, também vem muita gente curiosa porque viu a nossa fachada e se interessou. Fiz o curso para aprender a receber melhor as pessoas, saber como conduzir a visita e torná-la mais interessante – conta Beatriz.
Pontos de visitação
Casa Canjerana
- Onde: Linha Boêmios, 4º Distrito, próximo à Gruta Nossa Senhora de Lurdes
- Atendimento: sábados e domingos, sob agendamento
- Contato: (54) 99714-8436
Acervo da Bea
- Onde: Avenida Monsenhor Albino Agazzi, 436 – Nova Milano
- Atendimento: todos os dias, sob agendamento
- Contato: (54) 3268-0821
De Luca Gastronomia Caseira
- Onde: Nova Sardenha – 3º Distrito
- Atendimento: todos os dias, sob agendamento
- Contato: (54) 3259-1116 e (54) 99179-9162 (WhatsApp)
Vinícola De Cezaro
- Onde: Linha Rio Caçador – 3º Distrito
- Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min. Sábados e domingos, das 8h às 17h30min
- Contato: (54) 3261-8510
Casa da Cultura Sueca
- Onde: Linha 47 – Linha Jansen, 2º Distrito
- Atendimento: todos os dias, sob agendamento
- Contato: (54) 3261-9105 e (54) 99138-4095
Espaço Biazolli
- Onde: Linha Jacinto – 2º Distrito
- Atendimento: todos os dias, sob agendamento
- Contato: (54) 3260-1062 e (54) 98124-3417
G Parque
- Onde: Linha Rio Branco – Vila Jansen – 2º Distrito
- Atendimento: de novembro a março, sábados e domingos, das 9h às 18h
- Contato: (54) 99949-0558