A ponte que liga a Praia do Rosa a Ibiraquera, em Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina, foi totalmente interditada após vistoria realizada na manhã de quarta-feira (3). Foram identificadas fissuras com cerca de um centímetro de abertura segundo informações da prefeitura de Imbituba, que interditou a ponte por questões de segurança — nem mesmo pedestres poderão transitar no local.
Além disso, ao longo do tempo, a estrutura, que faz ligação entre os bairros de Araçatuba e Ibiraquera, cedeu cerca de 20 centímetros conforme resultado da vistoria. No local, serão colocadas estruturas de sustentação provisória que vão servir de escoras para que a ponte não desmorone.
No local, há uma alta quantidade de sal no ar, por se tratar de uma região litorânea. A causa mais provável da deterioração da ponte, construída há 22 anos, teria sido a infiltração do sal na fissura, que acabou resultando na corrosão do aço de acordo com o engenheiro do município, Moacir Freitas.
"Como se trata de uma estrutura de concreto armado e protendido, o ataque do sal, em virtude do mar que fica próximo, e da lagoa de Ibiraquera, oxidou a edificação e provocou a fissura", informou, por meio de nota, o engenheiro.
Transporte público modificado
As linhas de transporte coletivo que trefegam em direção às regiões de Ibiraquera e Praia do Rosa foram alteradas em razão da interdição. Os ônibus farão uma rota alternativa e não irão mais pela Ibiraquera.
"O transporte público seguira via Campo D’uma, até a Praça de Ibiraquera e retorna pela Praia do Rosa. É importante que os moradores estejam cientes de que não faremos o percurso entre a SC 437 (Posto Ale) e a Praça da Ibiraquera", afirmou Anselmo Ramos Neto, Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana do município, por meio de nota.