Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Um lugar especial", por Giscard Stephanou
A Patagônia é uma região absolutamente especial. Ela compreende a parte mais meridional da América do Sul, numa faixa onde Bariloche está em seu extremo norte, e Ushuaia, em seu extremo sul. Dois países dividem a Patagônia: Argentina e Chile, separados pela Cordilheira dos Andes, e ambos oferecem atrações incríveis aos seus visitantes.
É um paraíso de lugares únicos como El Calafate (província de Santa Cruz, na Argentina), que é a base para explorar os impressionantes glaciares (geleiras, em português). É a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares (cerca de 80 quilômetros de distância), onde se localiza a maior geleira em extensão horizontal do mundo: o Glaciar Perito Moreno, que constantemente tem diminuído a sua área devido ao aquecimento global.
O glaciar tem 250 quilômetros quadrados de área e paredes de até 60 metros de altura em relação ao nível do Lago Argentino, onde está localizado. Por isso, muitos dizem que ele é a Amazônia de água sólida. O Parque Nacional Los Glaciares, por sinal, apresenta um dos fenômenos naturais mais fascinantes do planeta: o espetáculo da ruptura, que não acontece com frequência — ainda assim, a todo o momento, pequenos pedaços de gelo se desprendem e provocam estrondos.
É possível também fazer uma caminhada na superfície da geleira (com uns grampões para garantir maior aderência na neve) para explorar o Perito Moreno e degustar o uísque servido com pedras de gelo extraídas do glaciar. Estando lá, a imponência da geleira realmente impressiona.
Perfil
Giscard Stephanou é de Porto Alegre e viajou à Patagônia em abril de 2013
Confira outros relatos de leitores
"A cidade de El Chaltén, na Patagônia Argentina, é muito conhecida pelos praticantes de trekking e montanhismo. Lá, existem diversas trilhas para quem quiser se aventurar em uma caminhada em meio à natureza estonteante. A mais famosa delas é a que leva ao Monte Fitz Roy, cerca de 20 quilômetros ida e volta, com direito a uma subida bastante íngreme no final, quando se chega à belíssima Lagoa de los Três. Aproveitamos as paisagens do lugar para fazer nossas fotos de casamento."
Angélica e Jackson Colombo
De Igrejinha, em janeiro de 2015
"Um cenário deslumbrante no Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena. A principal atração são as Torres del Paine, um maciço que se ergue a 3 mil metros de altitude, ladeado por um belo lago de cor verde-esmeralda."
Neiva Alves de Siqueira
De Porto Alegre, em janeiro de 2013
"Em São Carlos de Bariloche, porta de entrada da Patagônia Argentina, um dos passeios imperdíveis é o Cerro Catedral."
Paulo Seitenfus e Maria Léris Seitenfus
De Porto Alegre, em setembro de 2014
"Ushuaia surpreende! O 'fim do mundo' oferece passeios como esquiar e andar de trenó de neve no inverno, passear no Canal de Beagle, visitar o Parque Nacional, conhecer o Museu no Presídio e tomar um chá na Casa de Chá no Cerro Castor."
Mariana Helena Cassol e Tobias Forgiarini Vizzotto
De Dona Francisca e Faxinal do Soturno, em setembro de 2017
"A geleira Perito Moreno é um glaciar argentino rodeado por bosques e montanhas dentro do Parque Nacional Los Glaciares. É considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo."
Tamir Bukowski
De Porto Alegre, em setembro de 2017
"Alfajor e uísque, o final perfeito para a caminhada sobre o glaciar Perito Moreno."
Simone Rosales
De Porto Alegre, em setembro de 2013
"A Patagônia Chilena atrai milhares de aventureiros dispostos a qualquer desafio para realizar o circuito completo do mais desejado trekking da América Latina: Parque Nacional Torres Del Paine. Com novas regras, adotadas a partir do incêndio no parque, essa aventura exige atenção especial. Uma prévia reserva e pagamento antecipado de taxas, de um valor bem razoável, são os primeiros itens a providenciar nesta viagem. Observar a época também exige atenção especial, devido às baixas temperaturas e nevascas. Na ordem deste planejamento, vem a escolha certa dos equipamentos."
Marco Aurélio Sperotto
De Porto Alegre, em fevereiro de 2017
"O Parque Nacional Los Glaciares, em El Calafate, na Patagônia Argentina, foi criado para preservar uma extensa área de gelos continentais e glaciares. Lá encontramos uma imponente geleira que impressiona ao primeiro olhar. No caminho, ao percorrer o lago, encontramos inúmeros blocos de gelo de acentuada cor azul que contrastam com o verde da água revelando uma diversidade de imagens de beleza indescritível. As geleiras parecem não ter fim. O frio por alguns instantes fica despercebido face a tanta beleza que se encontra no local. Tudo por lá impressiona, e a natureza brinda a todos com o espetáculo de sua criação. Um lugar para voltar muitas vezes."
Leda Terezinha de Souza Pires
De Porto Alegre, em maio de 2018
"Fazer o mini trekking em cima do glaciar Perito Moreno é fantástico! Caminhamos durante duas horas, e aproveitei para matar a sede com a água das fendas da geleira. Experiência única e que será lembrada pela vida toda!"
Patricia Berwanger de Araujo
Em fevereiro de 2017
"As geleiras eternas da Patagônia Chilena me convenceram de que estava enganada quando pensei que não veria nada mais lindo do que o Perito Moreno."
Maria Olivia Bandeira Martha
De Porto Alegre, em fevereiro de 2017
"Visitei o parque há 23 anos e sempre quis voltar para fazer o circuito W. Em fevereiro deste ano, finalmente tive oportunidade de fazer esse trekking fantástico de quatro dias. Esta foto no Lago Torre, com as majestosas torres de granito ao fundo, é o prêmio da jornada!"
Helga Pichler
De Porto Alegre, em fevereiro de 2018
"Patagônia, cenário deslumbrante de gelo e luz, que mostra a força da natureza onde o respeito por ela se faz necessário a cada passo que se dá. Conhecer essa maravilha no inverno é uma viagem que vale a pena."
Angela Reale
De Encantado, em julho de 2013
"É indescritível a visão do glaciar Perito Moreno bem a nossa frente. Este é um dos passeios imperdíveis em Calafate, Argentina. Quando avistei esta paisagem tive certeza que Deus existe!"
Janice Blochtein
De Porto Alegre, em fevereiro de 2017
"Há 30 anos, o Canal de Beagle quase provocou uma enorme guerra entre Argentina e Chile, somente evitada graças aos esforços do papa João Paulo II. Ele separa diversas pequenas ilhas da Terra do Fogo. Tem 240 quilômetros de comprimento, e a sua largura mínima é de cerca de cinco quilômetros. Comunica-se com o Oceano Pacífico, a oeste, pelo Canal de Darwin."
Rudolfo Goldmann e Susana Compagnoni Bem
De Farroupilha, em outubro de 2017
"Uma visita a Ushuaia no inverno não tem preço. Deste ponto em diante não existem mais estradas, somente gelo, montanha e muita água. Sensação única de estar no fim do mundo, literalmente. Dica: pesquise vestimentas apropriadas para a época e compre no Brasil; comprar em Ushuaia é muito caro."
Luiz Bueno, Kátia e neta Isabela Andrade
De Porto Alegre, em julho de 2018