É preciso muita variedade para entreter 6 mil passageiros durante sete dias – é a quantidade de gente, além dos mais de 2 mil tripulantes, que o Symphony of the Seas, novo maior navio de cruzeiro do mundo, transporta a cada viagem. Além de piscinas, jacuzzi, tobogãs e cassino, a embarcação também tem teatros para espetáculos, música, shows de comédia e jogo de laser tag (quem aí lembra do Barney em How I Met Your Mother?).
Vice-presidente de Entretenimento da Royal Caribbean, o britânico Nick Weir exalta que, fora o musical da Broadway Hairspray, todos os demais foram criados por sua equipe. Em Flight, construíram uma réplica de quase sete metros do avião dos irmãos Wright para contar a história da fascinação dos humanos em voar. Para 1977, espetáculo de patinação no gelo, a produção caprichou na tecnologia, com uma abertura feita por dezenas de pequenos drones iluminados dançando de forma sincronizada, além de belas projeções no gelo garantidas por uma tela sob a pista.
— Foi um projeto de um ano com muita matemática — comenta Weir, lembrando que o movimento do navio deixa bem mais complicados os cálculos para programar os drones.
Uma das atrações mais legais é o Aquanation, espetáculo aquático que, segundo Weir, não tem história ou roteiro, "é apenas uma desculpa para ver 15 pessoas fazendo coisas incríveis", que seriam saltos de trampolim de elevadas altitudes (até 17 metros!), coreografias sincronizadas e acrobatas se equilibrando em slacklines muitos metros sobre as nossas cabeças.
Outras atrações do Symphony
Ultimate Abyss – Tobogã de 30 metros de altura, "o mais alto dos mares", em que o passageiro desce do deque 16 para o 6 em cerca de 10 segundos. Seu circuito tem uma espiral de 450º e duas voltas de 360º. A combinação de 300 pequenas luzes de led com uma arte de grafite cria a sensação de noite estrelada e furacão ao longo da descida. Crianças saem aos pulos de alegria, e os adultos, com as pernas meio bambas.
Zip-line – Tirolesa de 25 metros de comprimento e nove deques de altura. Lá embaixo, os demais passageiros curtem a Boardwalk, com carrossel, Zoltar, sorveteria, hamburgueria e sports bar. Não é incomum dar aquele frio na barriga, e as pessoas desistirem da aventura segundos antes da abertura da cancela.
Bionic Bar – Quem curte tecnologia vai gostar deste bar onde os drinks são preparados por dois robôs. Você faz o pedido em tablets – pode escolher entre clássicos e até mesmo montar o seu próprio drink –, e um monitor mostra quando o robô o estiver preparando (e também o quanto você vai ter de esperar).
Battle for Planet Z – Neste jogo de laser tag (tipo paintball, mas com lasers), dois times se enfrentam para conquistar o Planeta Z. A escuridão com flashes de luz vermelha e verde e o sistema de som ajudam a criar o clima de batalha.
Flowrider – Neste simulador de surfe, você pode tentar aprender a ficar em cima da prancha com a ajuda de instrutores.
The Perfect Storm – Trio de toboáguas que se entrelaçam e ficam no topo do navio.
Gastronomia – São mais de 25 opções gastronômicas. Estão por lá o Jamie's Italian, grife do famoso chef Jamie Oliver; o asiático Izumi, de Travis Kamiyama; e o Wonderland, inspirado em Alice no País das Maravilhas. Além das lanchonetes Johnny Rockets e Starbucks, há o restaurante de frutos do mar frescos Hooked Seafood e o mexicano El Loco Fresh.
Dentro da cabine
Há muitas opções de cabine no Symphony, da interna, sem janela, à Villa, um apartamento de 106 metros quadrados com quatro quartos, quatro banheiros (dois com jacuzzi), closets, sala de estar e uma sacada de 44 metros quadrados com piscina e espaço gourmet. Uma exclusividade deste navio é a Ultimate Family Suite, uma suíte com 125 metros quadrados e dois andares. Tem escorregador exclusivo do quarto das crianças para a sala de estar, uma parede de Lego do chão até o teto, sala de TV em estilo cinema 3D com pipoqueira e uma coleção de games. Na varanda, há mesa de pingue-pongue, experiência de escalada e banheira de hidromassagem com vista do oceano, além de serviço de concierge exclusivo.
Missão: alimentar 8 mil pessoas
Se faltar algum ingrediente nas cozinhas comandadas pelo inglês Gary Thomas nos navios da Royal Caribbean, não adianta telefonar para o fornecedor. É preciso ter tudo precisamente calculado para alimentar mais de 8 mil pessoas em alto-mar – o que demanda, em média, 60 mil refeições por dia apenas para os hóspedes. Para garantir uma operação bem azeitada – com perdão pelo trocadilho –, o chef executivo da armadora tem a tecnologia e a experiência a seu dispor.
Primeiramente, deve-se destacar que esse cálculo não é único: a sempre mutável demografia dos passageiros determina quanto do que levar a bordo. Compreensível, já que os asiáticos, por exemplo, têm hábitos alimentares bem diferentes dos espanhóis, ou os brasileiros dos franceses. Thomas exemplifica que, em cruzeiros com muitos americanos, a quantidade de comida precisa ser substancialmente maior. Ele também apela aos seus funcionários de 86 nacionalidades para entender melhor os hábitos de determinados povos – e moldar o serviço a suas necessidades.
Para controlar o consumo e o desperdício, o navio conta com um sistema computadorizado que registra tudo o que está sendo pedido em cada canto da embarcação. Assim, Thomas pode acompanhar de onde quer que esteja se é necessário produzir mais cheesecakes ou pedir que o açougue disponibilize mais filés ou camarões.
Destinos e valores
O Symphony of the Seas vai fazer o verão e o outono europeu no Mediterrâneo, com cruzeiros de três e sete noites por destinos como Palma de Mallorca (Espanha), Provença (França), Roma, Florença e Nápoles (Itália). A partir de 10 de novembro, Miami (EUA) vira a nova casa do navio durante o ano todo, com cruzeiros de três, quatro e sete noites pelo Caribe. Alguns deles incluirão outra novidade: a visita à ilha Perfect Day at CocoCay, recém-revelado destino exclusivo da Royal Caribbean nas Bahamas. Os preços partem de R$ 1.231 (cruzeiro de três dias pelas Bahamas) e R$ 2.696 (três dias pelo Mediterrâneo), em cabine interna e sem taxas. Saiba mais em royalcaribbean.com.br.
Leia as outras duas partes desta reportagem:
A bordo do maior do mundo: dois dias no navio de cruzeiro que transporta 8,8 mil pessoas
No leme com o capitão do Symphony of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo