Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Alma andaluza", por Antônio Pozzer e Márcia de Moraes
A Espanha é um país que evoca alegria, cor e sol. A Andaluzia, região ao sul, potencializa ainda mais esses predicados. Lá, pode-se dizer que Sevilha brilha como nenhuma outra cidade. Conhecemos o local em 2017, com o filho Rodrigo, e nos maravilhamos!
Andar por Sevilha é inebriar-se com a mescla das culturas ibérica e mourisca, que lá atingiu a sua síntese mais bem acabada. Seja em La Giralda, campanário da Catedral que já foi minarete, na própria Catedral, que abriga inúmeras obras de arte, ou no Real Alcázar (residência real), com seus inúmeros aposentos, pátios e jardins.
Pode-se também apreciar a bela Plaza de España, construída em 1928 para a Exposição Ibero-Americana de 1929. Majestosa em seu formato semicircular, com espelhos d’água, fontes e ornamentação em ladrilhos pintados, é ponto obrigatório. Se preferir a modernidade, o vanguardista Metropol Parasol, na parte velha da cidade, contrasta e complementa a aura única de arrebatamento sevilhano.
Outra dica é flanar às margens do Rio Guadalquivir, apreciando o skyline e o ritmo da cidade. Falando em ritmo, não deixe Sevilha sem assistir a uma apresentação de flamenco, que traduz a paixão, a sensualidade e a vibração que são marcas da cidade.
Perfil
Antônio Pozzer e Márcia de Moraes são médicos e moram em Porto Alegre.
Lugares que conhecem: Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Venezuela, Panamá, México, Rep. Dominicana, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Escócia, França, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Rep. Tcheca, Alemanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Grécia, Turquia, Egito, África do Sul, Emirados Árabes, China, Japão, Tailândia, Indonésia, Cingapura, Malásia, Vietnã, Camboja, Austrália, Nova Zelândia, Polinésia Francesa, Marrocos, Hungria, Eslovênia, Eslováquia, Croácia, Rep. de Montenegro, Bósnia Herzegovínia e Costa Rica.
Ainda querem conhecer: Islândia, Equador, Israel, Jordânia, Havaí, Colômbia, Alasca e Antártida.
Outros relatos de leitores
"Em 2016, escolhemos a Espanha para nossas férias em família. Meu coração se apaixonou por Sevilha. É uma cidade situada a sudeste da Península Ibérica, capital da Província de Sevilha e parte da Comunidade Autônoma da Andaluzia. Cidade charmosa, onde você encontra arte, história e muita beleza. Nosso lugar preferido foi a Plaza de España."
Marilese Noel Conte e família
De Porto Alegre, em julho 2016
"Sevilha, assim como a maioria das cidades modernas europeias, passou por ocupações de diversos povos, e pode-se observar nela as marcas deixadas pelos seus primeiros povoadores, os Tartéssicos. Os solos férteis e o clima agradável levaram igualmente os fenícios e os cartagineses a se fixarem nessa terra. Mais tarde, chegaram os romanos. A dança flamenca e as touradas são os ícones da cidade, uma das mais vibrantes e apaixonantes da Europa."
Franciane Funck Barasuol Beck
De Lajeado, em 2017
"Sevilha nos presenteia com tudo de mais tradicional que se espera em uma visita a Espanha: shows de flamenco, touradas e deliciosos tapas. Em nem uma outra cidade que visitei vi tanta gente lotando as calçadas para tapear, beber e colocar o papo em dia. A cidade é vibrante e charmosa, e vale a pena percorre-la ela a pé pra conhecer cada ruela, palácio, parque e restaurante."
Gabriela Saccani
De Antônio Prado, em janeiro de 2018
"Além de ser uma cidade muito bonita, esbanjando ares de modernidade num cenário quase medieval, com prédios históricos, tendo o Rio Guadalquivir como cúmplice, seu povo, na Semana Santa, esmera-se em transformar Sevilha numa celebração viva da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Desde o Domingo de Ramos até a Páscoa, a cidade respira catolicismo. Os sevilhenses vestem suas melhores roupas para o desfile sacro. Nos bares, acompanham pela televisão o culto e os desfiles das irmandades. Numa comparação didática, é como o Carnaval para os brasileiros. A tradição das touradas merece ser citada, na monumental Praça de Maestranza, onde ocorre a Feria de Abril, com seus habitantes festejando a chegada da primavera. Ruas estreitas em seu centro histórico e bares oferecendo as famosas tapas completam um cenário único de beleza cultural e natural da região da Andaluzia."
Paulo Roberto Fleck Selle e Elaine Alvares Selle
De Porto Alegre, em março de 2018