Um dos maiores eventos do setor de Turismo da América do Sul, a Festuris (Feira Internacional de Turismo), que ocorre de 9 a 12 de novembro em Gramado, terá neste ano 65 expositores internacionais, com a estreia de destinos como Texas, Flórida, Mônaco, Polônia e Vietnam, que pela primeira vez promove uma ofensiva comercial para agentes e operadores do Brasil. A expectativa é de aumentar em 12% o número de expositores no evento em relação ao ano passado.
O faturamento também deve crescer: perspectiva de alta de 30% em relação a 2016. Números que levam Marta Rossi, uma das organizadoras, a chegar a uma conclusão:
— A economia se descolou da crise política, e o turismo está sentindo a volta das expectativas por bons negócios.
Até o dia 20 de setembro, 2,6 mil profissionais já haviam feito seu credenciamento. No ano passado, foram gerados R$ 253 milhões em novos negócios, número que deverá ser superado em 2017.
O evento, que chega à 29ª edição, foi lançado nesta quarta-feira (4) em Porto Alegre. Conforme os organizadores, o crescimento pode se explicar pela oferta de novos espaços na feira, como o Festuris Gastronomia e Espaço Business, e aumento de tradicionais espaços como o LGBT e o Mice Corporativo. O Espaço Luxury, lançado no ano passado, desta vez foi triplicado de tamanho para receber mais expositores que miram o turismo de alta renda, como a Emirates Airlines e o hotel La Hacienda.
— O crescimento desta área na feira importante por que traz ainda mais grupos de visitantes para fazer negócios — explica Eduardo Zorzanello, também organizador da Festuris.
Uma das principais novidades nesta edição será uma área em que start-ups do segmento do turismo apresentarão seu produto e buscarão novas possibilidades de negócios. O Startup Corner terá cinco jovens empresas de tecnologia relacionadas a destinos, agências e operadoras, selecionadas com a mentoria da Gramado Summit.