Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Impressionante Milford Sound", por Stephen Stefani
A Nova Zelândia, de uma maneira geral, encanta pela exuberância e pela diversidade de suas paisagens. Na ilha sul, a principal referência turística é Queenstown, ponto de partida para um dos locais mais impressionantes do planeta: Milford Sound, único fiorde do país acessível por estrada.
O trajeto de 300 quilômetros, com cerca de 300 curvas, passa rápido devido às paradas para admirar os cenários. Outra opção de acesso é por aviões de pequeno porte, que oferecem o bônus de uma vista aérea fantástica. O passeio demanda pelo menos um dia na região. Não esqueça de levar um casaco de chuva e uma câmera fotográfica.
Leia também
Conheça as atrações do inverno ao norte na Noruega
Caçada à aurora boreal em Tromso, na Noruega
Nova Zelândia é célebre pelo turismo de aventura
A chuva – o lugar tem um dos maiores índices pluviométricos do mundo –, associada à ação dos ventos e ao degelo nas montanhas, forma centenas de quedas d'água que criam uma paisagem deslumbrante. Só se tem dimensão da grandiosidade de Milford Sound quando um dos navios que fazem o cruzeiro diário por lá se aproxima de alguma das centenas de cachoeiras, que pareciam pequenas no primeiro momento. Seja com chuva ou em dia ensolarado, avistam-se golfinhos e focas em grande quantidade.
Para os mais aventureiros, há a opção de conhecer o local por trilhas, caiaques e mergulhando.
Perfil
Stephen Stefani, 47 anos, é médico em Porto Alegre
Lugares que conhece: Canadá, Estados Unidos, México, Panamá, Colômbia, Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia, Chile, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Suécia, África do Sul, Coreia do Sul, Austrália, Dinamarca Noruega, Áustria, Holanda, Grécia, Turquia, Itália, República Tcheca, Bélgica
Ainda pretende conhecer: Japão, Tailândia
Confira outros relatos de leitores
"A Noruega é considerada o paraíso dos fiordes. A cidade de Stavanger, ao sul do país, na região de Forsand, é referência para visitar o fiorde de Lyse e fazer a trilha Preikestolen, uma das atrações mais famosas do país. Preikestolen (ou Pedra do Púlpito) é uma falésia que se eleva a 604 metros acima do nível do mar e se ergue sobre o fiorde de Lyse, em frente ao platô Kjerag. O topo da falésia é de aproximadamente 25 por 25 metros, quadrado e quase plano."
Rosângela Loeblein
De Campo Bom, em junho de 2017
"No sul do Chile, por cerca de 1,5 mil quilômetros, entre Puerto Natales e Puerto Montt (na região dos lagos), há inúmeros canais marinhos que formam um labirinto natural de ilhas e montanhas. Esses canais passam por inúmeros fiordes. Alguns deles, principalmente na zona mais ao sul, apresentam também geleiras como que escorregando em direção ao mar."
Jane Alice de Azevedo Machado
Em março de 2017
"Flam é um belo vilarejo em meio a montanhas, nas margens de um dos fiordes da Noruega, o Aurlansfjord, onde confluem cruzeiros e uma ferrovia, com uma paisagem belíssima. Chegamos de barco e saímos de trem – dois passeios imperdíveis."
Débora Schaan Fernandes
Em maio de 2017