Bianca Accorsi, especial
Me apaixonei pela Espanha assim que coloquei os pés no país pela primeira vez, em 2014. Foi amor à primeira vista. Por isso, não poderia deixá-la de fora do meu roteiro quando viajei sozinha pelo mundo entre maio de 2015 a março de 2016. Nessa última viagem, conheci uma Espanha que vai além da tradicional Barcelona.
Leia mais:
Valência, na Espanha, tem praia e muita cultura
Girona é porta de entrada para a bela Costa Brava, na Espanha
Confira 15 programas imperdíveis em Barcelona
1. Madri
É a minha cidade do coração, tão cheia de vida, história, gastronomia e parques. Para quem gosta de arte, ir aos museus do Prado e Reina Sofia são paradas obrigatórias. Aos domingos, quem gosta de bater perna e olhar feirinhas de rua pode passar um agradável dia na Feira do Rastro.
2 e 3. Toledo e Segóvia
De Madri, é possível fazer passeios de um dia para Toledo e Segóvia. Toledo é uma cidade fortificada e com arquitetura medieval. Lá, encontram-se as famosas espadas e o ouro damasquinado. Já Segóvia foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Seus principais pontos turísticos são o Castelo de Alcázar, a Catedral e o aqueduto construído no império romano.
4. Zaragoza
É famosa pelas Festas de Pilar, realizadas em outubro, quando muitos devotos vão à cidade para agradecer e festejar a Virgem. Entre os pontos turísticos, estão a Basílica de Pilar, que é um dos maiores templos barrocos da Espanha, a Catedral La Seo, o Teatro Romano de Ceasaragusta, a Plaza España e a arena de touros. A Rua Alfonso I é bem movimentada, com muitas lojas e restaurantes. O Palácio de Aljafería é lindo por dentro e por fora! Foi construído para ser residência de reis árabes e hoje ainda conserva as características da arquitetura islâmica espanhola.
5. Valência
Enquanto Zaragoza tem um ar mais tranquilo, Valência é a terceira maior cidade da Espanha. É ali que a paella valenciana se originou. Falando em comida típica, passar na Horchateria Santa Catalina para beber la horchata de chufa, que vem acompanhada de los fatons, é uma recomendação minha. Horchata é uma bebida leitosa do tubérculo chufa e é deliciosa, já os fatons são bolinhos que a acompanham. Os principais pontos turísticos da parte da cidade velha são a praça dos touros, o mercado central, a Lonja de la Seda, a Catedral, as plazas de la Reina, de la Virgem, de Santa Catalina e Redonda, e as Torres de Serranos. Fora da cidade velha, encontram-se as praias e a Cidade das Artes e das Ciências, que, apesar de ser longe da parte mais turística, vale a pena ir, pois a arquitetura é sensacional.
A leitora Bianca Accorsi tem 27 anos e é publicitária. Na foto, aparece no aqueduto de Segóvia