O avião ainda será o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros que pretendem viajar até dezembro deste ano. No entanto, a preferência pelos trajetos aéreos diminuiu e muitos carros deixarão a garagem para rodar pelas estradas do país durante as férias. É o que aponta a Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, realizada, em junho, pelo Ministério do Turismo (Mtur).
Mais de 59% das pessoas entrevistadas escolheram o avião como o meio de deslocamento preferido, mas o percentual de pessoas que pretende viajar de avião vem oscilando dentro da margem de erro, diminuindo desde abril, quando as sinalizações positivas chegaram a 62%. Em maio foi de 61%.
Como consequência, aumentou gradativamente, no mesmo período, a intenção de viagens de automóvel. De 20,4%, em abril, para 24,9% em junho.
- A inclusão de novas famílias com renda de até R$ 2,1 mil fez crescer a intenção de viagem de carro - avalia o diretor de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes.
Já o transporte coletivo será utilizado por 13,7% dos brasileiros que pretendem viajar até o final do ano.
A sondagem foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em seis regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa avaliou a intenção de viagem no horizonte de seis meses com recortes de renda familiar, gênero, meio de transporte, destino, meio de hospedagem e acompanhante na viagem.
Dos 2,1 mil entrevistados em junho, 30,8% manifestaram intenção de viajar até dezembro. Destes, 71,8% pretendem ir para algum destino dentro do país e 26,8% para o exterior.