Cada vez mais a Europa é destino de turistas brasileiros. Barcelona, Paris e Roma são algumas das cidades que estão nos roteiros de viagem. No entanto, os preço variam de acordo com cada país e cidade de velho continente. Segundo uma pesquisa realizada pelo site TripAdvisor, viajar por Lisboa pesa menos no bolso do turista.
Baseados nos destinos de verão mais consultados atualmente, o estudo mostra que a capital portuguesa é a mais acessível entre as cidades europeias mais populares. Para comparar, o preço médio de uma semana em Barcelona é 1.115 euros. Desfrutar de Roma sairia por 1.162 euros e seria preciso pagar 1.177 euros para uma viagem do mesmo nível a Paris. O preço médio de uma semana em Lisboa, incluindo aluguel de dois quartos, é de 711 euros.
Para os turistas que não planejaram a ida a Portugal, o site recomenda o período que vei de 24 de agosto a 7 de setembro, quando as opções de hospedagem ainda estão disponíveis.
Confira algumas dicas para uma boa estada em Lisboa:
Lugares imperdíveis
O bairro de Belém e a magnífica Torre de Belém, símbolo da arte manuelina na foz do rio Tejo, merece atenção. Os amantes da arte contemporânea podem apreciar uma visita ao Museu Coleção Berardo e os adeptos do turismo gastronômicos não podem deixar de parar na doceria Pastéis de Belém, para provar os famosos pastéis de nata.
(Beth Bertinato/Agência RBS) A Torre de Belém fica às margens do Rio Tejo em Lisboa, Portugal
As estreitas ruas do tradicional bairro de Alfama e o Castelo São Jorge, que oferece uma vista panorâmica da cidade, são outros clássicos. Passe no Museu do Fado e, para descobrir a história da cidade, o novo Lisboa Story Center tem uma visita interativa.
Planeje-se
A cidade foi construída sobre sete colinas, o que faz grande parte das ruas ser íngreme, como no bairro de Alfama. O bonde que circula pela cidade é indispensável para os traslados. O Lisboa Card, disponível na secretaria de turismo, permite aceso ilimitado aos meios de transporte e dá descontos para a entrada nos principais museus e monumentos.
Além de Lisboa
Um dia na beira do mar pode valer a pena. Pegando trem na estação do Rossio, é possível chegar ao balneário de Sintra, a 25 km de Lisboa. Suas paisagens, que mesclam mar e montanha, dão charme à vila, antigo destino comum da alta corte portuguesa.
(Inmaculada Tapia/EFE) A cidade Sintra foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco
Vida noturna
Com seus bares e casas de fado, a região do Bairro Alto lota à noite. No bairro das Docas, é possível jantar em terraços até tarde, enquanto se observa o rio Tejo. Para falar de música, os amantes do jazz podem se divertir no festival Out Jazz com concertos grátis nas noites de sexta e domingo. As atrações são espalhadas pela cidade, em parques e praças, até o fim de setembro.