Um espaço que oferece tranquilidade, diversão, refresco para o calor do verão gaúcho e uma estrutura para a prática de esportes náuticos. E tudo de forma gratuita. Esse é o Parque Náutico da Lagoa dos Quadros, em Capão da Canoa, uma alternativa às badaladas praias do município, distante apenas cerca de cinco quilômetros do centro.
O parque recebe visitantes desde 2020 e fica aberto de terça a domingo. Em dias de semana, o horário de funcionamento é entre 13h30min e 20h. Aos fins de semana, o espaço está disponível já pela manhã, a partir das 10h, para permitir o uso das churrasqueiras durante o almoço. O espaço do parque é amplo, com cerca de 9,5 hectares de área visitável e estacionamento gratuito.
O Parque é limpo e mantido por cerca de 30 funcionários, entre vigilantes, administradores, funcionários e zeladores. Um playground está disponível gratuitamente para as crianças, e há espaço com grama para piqueniques e prática de slackline. O parque também recebe agendamentos para eventos, como casamentos e festas de aniversário.
A parte mais movimentada é a área de banho nas calmas e mornas águas da Lagoa dos Quadros. O espaço é delimitado e conta com monitoramento de guarda-vidas durante todo o horário de funcionamento do parque. Com sorte, os banhistas também têm a oportunidade de conhecer o Patonáutico, um simpático pato considerado mascote do parque que costuma passar as tardes às margens da lagoa.
Caixas de som são proibidas na área do parque. Conforme a administração, a medida é adotada para garantir a tranquilidade e o ambiente familiar. Garrafas de vidro e fogos de artifício também são vetados. Animais de estimação são bem-vindos, desde que presos a uma guia. O espaço também não pode ser usado para camping.
Morador de Capão da Canoa, o açougueiro Francisco Santos, 42 anos, aproveitou o tempo bom da última terça-feira (6) e trouxe toda a família para passar a tarde no Parque Náutico. Ele aprova a estrutura e diz preferir o parque à praia.
— Aqui é mais calmo, tem mais natureza, é melhor. Tem sombra, acho melhor do que a praia. A praia é para quem gosta. Aqui a gente vem para descansar, passar um dia tranquilo. Na praia tu vai para se incomodar — relata.
Esportes náuticos
Outro atrativo é a possibilidade da prática de esportes náuticos. Todos são liberados na lagoa. Apenas a pesca é proibida. O parque conta com um píer e rampa de acesso à lagoa. Cada um deve trazer as embarcações e equipamentos necessários para a prática esportiva.
Na tarde de terça, o empresário Alexandre Vogt, 53 anos, levou a esposa Carolina e o filho Davi, 10 anos, para um passeio de jet-ski. Residente em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, a família costuma curtir o verão em Capão da Canoa.
— Toda vez que a gente vem ao Litoral, trazemos a embarcação para aproveitar as lagoas. O parque facilita bastante, isso aqui é uma maravilha que foi feita — afirma Alexandre.
Conforme a administração, cerca de duas mil pessoas passam pelo local de terça a sexta. Aos fins de semana, a procura costuma ser maior.
Mas quem pretende passar o dia no parque precisa ficar atento. Não há restaurantes ou quiosques com venda de alimentos e bebidas. O visitante é autorizado a levar itens para consumo, desde que não estejam em recipientes de vidro.
Novidade
A padroeira do município de Capão da Canoa foi homenageada no mais recente espaço inaugurado dentro do parque. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes foi inaugurada no último domingo (4), quando cerca de 5,8 mil pessoas passaram pelo local, de acordo com a administração. Um show com o grupo Anjos do Resgate integrou o evento. A gruta fica ao ar livre ao lado da estrada principal do parque.
Como chegar
- O acesso para o Parque Náutico, que fica na Rua 63, pode ser feito diretamente pela Estrada do Mar (RS-389), nas proximidades do km 34. Outra possibilidade é seguir a Avenida Valdomiro Cândido dos Reis e passar pelo viaduto sob a rodovia. A entrada é gratuita.
- De terça a sexta, o parque fica aberto entre 13h30min e 20h. Aos sábados e domingos, o horário é das 10h às 20h. O parque fica fechado nas segundas-feiras para manutenção. Não há alteração nos horários durante o Carnaval.