Com uma população de 63 mil habitantes, Capão da Canoa, no litoral norte do RS, se prepara para ver crescer o números de moradores a partir de dezembro pela chegada dos veranistas. A RS-407, o acesso principal à praia, costumava registrar congestionamentos e apresentar dificuldade na condição de ultrapassagem, mas, neste ano, a via passou por revitalização e duplicação.
Por meio de um convênio com o governo do Estado e contrapartida municipal superior a R$ 3 milhões, a estrada passa a contar com quatro pistas, acostamento e ciclovia. A inauguração, em agosto deste ano, contou com as presenças do governador Eduardo Leite eu vice-governador Gabriel Souza.
Proprietária de loja especializada em brinquedos na região, Marina Sponchiatto acredita em uma alta temporada otimista.
– Já passamos por tantas coisas difíceis. Espero que venha bastante trabalho para a gente, de dezembro até o Carnaval – diz ela, esperançosa.
Municípios do Litoral Norte mostram otimismo com a temporada de verão 2024, mas mantêm alerta para a gripe aviária.
Reforma do calçadão após ressaca e duplicação da Paraguassu
No entanto, uma ressaca que atingiu a costa do Estado no início de novembro, trouxe preocupação. O vento forte combinado com a subida do mar motivou a força das ondas que desmoronou parte do calçadão. O trecho danificado com cerca de 200 metros do passeio fica junto ao famoso letreiro da cidade, que passou a dividir a atenção e os cliques fotográfico do requisitado ponto turístico. O Departamento de Engenharia do município realizou o levantamento topográfico e máquinas já trabalham para consertar o local do dano.
— A principal obra que temos que realizar no momento é esta. Estamos em plena atividade para reformar o nosso calçadão o mais rápido possível — explica o secretário de Turismo de Capão da Canoa, Marcelo Ramos.
Aproveitando o ensejo, a ciclovia à beira-mar também passará por manutenção corretiva e repintura, assim como os meios-fios e faixas de seguranças das vias próximas. A ideia agradou ao publicitário Manoel Couto, que mora há 15 anos no município, que se desloca para as suas atividades entre um cliente e outro sobre duas rodas.
— O mundo já percebeu a importância de abandonar os carros e, na praia, essa escolha pelas bicicletas é até mais fácil. Com espaço exclusivo e bem cuidado, o incentivo é ainda maior — contou o ciclista à reportagem, que esteve no município na última terça-feira (7).
Recentemente, Capão da Canoa iniciou a duplicação da Avenida Paraguassu, no trecho entre as praias Zona Norte, Jardim Beira Mar, Praia do Barco e o Distrito de Capão Novo. A obra inclui a revitalização da parte central do distrito com faixas duplas, ciclovia e canteiro central e prevê passeio em pedras portuguesas e paisagismo.
O investimento é próprio e será R$ 33 milhões. O prazo final da obra é agosto de 2024, mas a prefeitura pretende entregar a parte central de Capão Novo dentro de 30 dias.
Entre outras melhorias na cidade, o calçadão à beira-mar, ruas, avenidas e praças centrais da cidade receberão, ainda, a instalação de 500 luminárias LED.
Réveillon deve atrair público
Os preparativos para o próximo Ano-Novo em Capão da Canoa já estão concluídos. A expectativa é que a tradicional festa de virada de ano no município, com direito a queima de fogos, receba cerca de 1 milhão de pessoas, que assistirão o show do cantor Vitor Kley. Antes disso, dia 17 de dezembro, uma apresentação de Natal deverá arrebanhar 50 mil pessoas à beira-mar.
Outra aposta de Capão da Canoa é o Parque Náutico da Lagoa dos Quadros, inaugurado em 2020. A expectativa é que o parque receba entre 2 mil e 3 mil visitantes por fim de semana.