Praia do litoral norte mais próxima de Porto Alegre, Balneário Pinhal tem uma população de 15 mil habitantes que deve triplicar na temporada de verão. Para dar conta da demanda, o município busca reforçar sua infraestrutura. A Rua Coberta, que há um ano era apenas projeto, foi inaugurada em abril e já serviu de palco para eventos culturais durante o ano. A mais recente foi a Feira do Livro local.
Em estilo colonial, no Largo do Osso da Baleia, o espaço – primeiro do tipo do litoral norte gaúcho – ocupa uma área de 752 metros quadrados e foi construída a partir de uma parceria com o governo do Estado, por meio do programa Avançar Rio Grande, que dispôs cerca de R$ 600 mil de orçamento do total de R$ 813 mil investidos para o projeto.
Durante passagem de GZH pela cidade, na última segunda-feira (6), o local que ladeia estabelecimentos comerciais passava por limpeza.
— A Rua Coberta veio para agregar, chamar o povo. A gente precisa que gire que o comércio. Assim, teremos emprego e, com isso, alimentamos as famílias. É uma cadeia — afirma a cabeleireira Ana Lúcia Paim.
Feiras de artesanato e agricultura, além de eventos de gastronomia deverão ser sediados ali. Segundo a prefeita Marcia Tedesco, o aumento da demanda e potencial crescimento de público na cidade, elevam a necessidade da parceria com os órgãos de segurança do Estado.
— Contamos com 16 guaritas de guarda-vidas, todas elas baseadas pelas determinações do Corpo de Bombeiros e, também, com alinhamento com a Brigada Militar e Polícia Civil para nos proporcionar segurança nesse próximo veraneio — garantiu.
Marcia acrescenta a atuação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), composto de uma sala de controle e monitoramento, com câmeras espalhadas pela cidade, que auxiliam as forças policiais, visando dar mais segurança a moradores e visitantes.
Conhecida como a “Cidade do Mel”, Pinhal segue apostando no comércio do produto dentro e fora de seus limites. Os mascotes oficiais Melinha e Urso Meladinho, onipresentes em distintos trechos do município, são marcas do balneário.
Municípios do Litoral Norte mostram otimismo com a temporada de verão 2024, mas mantêm alerta para a gripe aviária.
Orla do Magistério à vista
Há duas obras em andamento para melhorar o deslocamento no município, ambas de pavimentação, nas avenidas Pampa e da Indústrias. Além disso, projetos de reforma e ampliação do Posto de Saúde 24 Horas, reforma das Casas Históricas Vila do Mel e revitalização do Parque Santa Rita Túnel Verde.
Pertencente ao Balneário Pinhal, o distrito de Magistério também passa por obras. Os trabalhos compreendem trecho da Avenida Atlântico, ligando as avenidas Senador Salgado Filho e Salzano Vieira da Cunha. A orla vai ganhar calçadão e quiosques. Proprietários de uma pousada próxima à praia de Magistério, o casal Tiago Rambo e Carolina Konrad aguarda com ansiedade pela novidade.
— Vai ser o nosso primeiro verão aqui. Antes, era tudo areia, em algumas ruas nem dava para passar de carro. Vai ser bom para todo mundo — opina Rambo, enquanto preparava um dos três quartos disponíveis do lugar.
O trabalho, prejudicado pelas intempéries do tempo, precisou ser interrompido em algumas oportunidades durante o ano. Segundo a prefeitura, a previsão de conclusão das etapas de drenagem e pavimentação é abril de 2024. A última fase, na sequência, será a urbanização.