Visitantes que forem a Balneário Pinhal nos próximos meses poderão acompanhar o início da revitalização da Praça Largo do Osso da Baleia, no centro da cidade do Litoral Norte. Na quinta-feira (10), quando GZH esteve na cidade, o local estava em obras para a construção da chamada rua coberta. O investimento total é de R$ 663 mil, com recursos do município e do Estado. Segundo a prefeita Márcia Tedesco, o objetivo da obra é fomentar o turismo no verão e também oferecer opções de atividades durante todo o ano para os moradores.
— Ela será a única rua coberta do Litoral. Ali vamos organizar, com mais frequência, feiras de artesanato, agricultura, gastronomia, para que tenhamos atrativos no centro da cidade aos sábados e domingos, sem onerar o município com aluguéis de espaços — explica.
A área total coberta será de 441,60m², com mais de 40 metros de extensão, a poucos metros da praia. A previsão é de que a obra seja entregue à comunidade em janeiro. A chefe do executivo municipal diz que a estrutura é o primeiro movimento para a revitalização completa da praça, onde há um osso de baleia instalado sob uma base, na Avenida Castelo Branco.
Depois, a reforma seguirá com a colocação de um osso inteiro de baleia, que será trazido do estado do Espírito Santo para ser instalado no ponto. O investimento necessário para a segunda etapa está estimado em R$ 600 mil, com recursos a serem captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Além disso, a prefeitura quer instalar um letreiro com a frase "Eu amo Pinhal", ideia semelhante ao que foi feito em Imbé e Tramandaí. As novas instalações, que completarão a revitalização, devem ficar prontas em 2023.
A prefeita cita que, neste momento, a cidade tem outras duas obras em andamento para melhorar o deslocamento no município, ambas de pavimentação, na Rua Tipio, no distrito de Magistério, e na Rua Osvaldo Aranha, nas quadras B e C. A cidade, que tem cerca de 20 mil moradores, deve chegar a receber até 100 mil pessoas para as comemorações do Ano-Novo, conforme a prefeitura.