Capão da Canoa aposta na melhora no fluxo de veículos com a duplicação de um trecho da ERS-407, no acesso à cidade, para atrair visitantes durante o próximo verão. A prefeitura espera que a obra esteja pronta ainda em novembro. O trabalho estava em andamento na terça-feira (8), quando a reportagem de GZH visitou o município, na tradicional blitz pelas praias do Litoral Norte.
De acordo com Marcelo Ramos, secretário de Turismo de Capão da Canoa, a obra é uma demanda antiga de moradores e visitantes, e necessária para melhorar a infraestrutura em momentos da alta temporada.
— Esse trecho gerava um engarrafamento grande, muitas pessoas ficavam paradas no trânsito, um carro atrás do outro, pois não havia condição de ultrapassagem no local. É uma obra que vai melhorar muito o acesso dos turistas à cidade — afirma.
A obra tem cerca de 2 quilômetros de extensão. O governo estadual aportou R$ 5,2 milhões. Já a prefeitura investiu cerca de R$ 4 milhões. Conforme o secretário de turismo, o acesso é uma das iniciativas que devem colaborar para que o município supere o número de visitantes observados no ano anterior.
Em 2021, ainda com restrições devido à pandemia de covid-19, a cidade recebeu entre 800 mil e 900 mil pessoas para as comemorações de fim de ano. No mesmo período, neste ano, a espera é superar este número, o que seria um recorde para Capão da Canoa.
— Os hotéis estão quase lotados em dezembro e janeiro, alguns têm lotação máxima para a temporada toda. Com a movimentação que vemos agora e com o que vimos em eventos menores que organizamos, acreditamos que podemos chegar a 1 milhão pessoas no fim do ano — comenta Ramos.
O acréscimo no número de visitantes faz parte um contexto de crescimento populacional notado nos últimos anos na cidade, que 55 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, a prefeitura faz outro cálculo, a partir dos 96 mil cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) cadastrados no município. Com isso, a administração municipal entende que o número de moradores possa ultrapassar a casa do 100 mil, se levados em conta os "fixos" e aqueles que têm imóvel e visitam a cidade frequentemente.
Outros investimentos para o verão
Outro ponto que deve ser visitado por mais pessoas neste ano é o Parque Náutico da Lagoa dos Quadros. O local foi inaugurado em 2020 e, por isso, a expectativa é de que este seja o primeiro verão sem restrições. No local, as pessoas podem utilizar dos espaços com gramado para piquenique, píer com vista para a lagoa, bancos e áreas arborizadas.
A entrada do Parque Náutico é feita pela Avenida Valdomiro Cândido dos Reis, uma das principais da cidade. O local é administrado pelo município e tem estacionamento para carros. Não é cobrada entrada. A expectativa é que o parque receba entre 2 mil e 3 mil visitantes por fim de semana.
Para este verão, a prefeitura de Capão da Canoa concluiu a revitalização dos canteiros centrais da Avenida Valdomiro Cândido dos Reis. O local também receberá pavimentação asfáltica e faz parte de um projeto que inclui a construção de um acesso Parque Náutico. O município também conduziu a reforma de passarelas de acesso à beira-mar, que foram destruídas por uma ressaca em 2021. O executivo municipal também investiu no recapeamento asfáltico da Avenida Beira-mar para o veraneio.