Antes mesmo da pandemia de coronavírus se instalar no Brasil, a promoção turística de Santa Catarina já estava focada na diversidade de atrativos do Estado. Tradicionalmente, os destinos litorâneos são os mais buscados pelos viajantes. Porém, vêm crescendo o interesse por destinos na serra catarinense e sul do Estado, revela o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro "Mané" Ferrari.
— Isso ficou evidente numa pesquisa recente realizada pela Santur sobre a intenção de viagens por Santa Catarina no contexto da pandemia de covid-19. Inclusive, o interesse em atividades envolvendo natureza, ecoturismo e turismo de aventura foi maior do que a opção sol e praia, ainda que tenha apresentado pequena diferença, 42,5% contra 41% — observa.
Leia também
Piora em índices de coronavírus exige ainda mais cautela do turista em busca de férias em Santa Catarina
Ferrari destaca ainda que a conquista do selo Safe Travels, por parte do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council, em inglês) sinaliza que as práticas adotadas em Santa Catarina estão alinhadas aos protocolos globais de viagens, garantindo mais segurança a viajantes, prestadores de serviços e trade turístico:
— Entendemos que certificações como essa corroboram com a imagem de destino seguro e terão peso relevante para os turistas no momento de planejar uma viagem e escolher um destino. Com esse mesmo propósito, criamos o selo Viaje+SC em três categorias, conforme o nível de comprometimento com as boas práticas de higiene no combate à covid-19. Os empreendimentos identificados com um desses selos, estarão comunicando ao seu visitante que as medidas sanitárias estão sendo atendidas.
Confira outras sugestões de passeio
Rafting no Rio Cubatão do Sul
Ideal para famílias, o trecho de corredeiras classe II desce cinco quilômetros em uma hora e meia. No radical, classes III e IV, a aventura exige mais coragem e leva duas horas por sete quilômetros de rio. Nas noites de lua cheia há rafting noturno. Mais informações com as empresas TDA Rafting & Expedições (48 3245-7279) e Apuama Rafting (48 3245-7602).
Trilha da Baleia Franca
Aqui há aventura em meio a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Além disso, é possível observar o habitat de aves, botos e animais silvestres, assim como passagem migratória de aves e animais marinhos. O passeio conta com guias ambientais para levar os turistas aos locais mais remotos da região. São sete opções de trilhas principais em percursos de até quatro horas de caminhada. Mais informações neste site.
Salto de Pêndulo na Cascata do Avencal
A Cascata do Avencal tem cem metros de queda livre e é localizada a 10 quilômetros do centro de Urubici, na serra catarinense. No parque homônimo, há um mirante onde é possível ver a cascata por inteiro. Além do Salto de Pêndulo, o local também conta com tirolesa, passeios a cavalo, trilhas, pedalinho e arco e flecha. No momento da compra do ingresso, é preciso escolher o horário do salto — cada salto dura aproximadamente 10 minutos. Em razão da pandemia, é aconselhada a ida de somente um acompanhante. O Parque Cascata do Avencal é uma propriedade particular e cada acompanhante deve pagar uma taxa de R$ 15 diretamente na entrada. Mais informações neste link.
Cavalgada na Barra de Ibiraquera
Esse é um convite para descobrir a cavalo as praias e Dunas da Ribanceira, a Lagoa e Barra de Ibiraquera. Nesse passeio, é possível pássaros, plantas e animais de variadas espécies. A jornada tem até três horas de duração e é feita com o acompanhamento de um guia que dá suporte para quem não tem muita experiência em montaria. Mais informações neste site.
Cânion Laranjeiras
O Cânion Laranjeiras é um fenômeno natural escondido no interior de Bom Jardim da Serra, com fendas profundas e bordas que impactam cada visitante. São pelo menos 13 quilômetros até a Fazenda Santa Cândida, onde se inicia a caminhada. A partir dali, até a borda do cânion e a volta, são aproximadamente seis quilômetros de caminhada, viável a todos os perfis de pessoas, até mesmo famílias. O princípio da caminhada se inicia no interior da mata, em terreno lamoso e acidentado, porém bem demarcado, sem riscos de se perder e depois e passa pelas bordas do cânion. Mais informações neste site ou telefone 47 98407-9480 (WhatsApp).