Na direção contrária do mar em Tramandaí, no Litoral Norte, um espetáculo diário ao ar livre é visto por quem deixa o oceano de lado e se aventura pelas águas calmas do Arroio Camarão e da Lagoa das Custódias. A bordo de caiaques e canoas, os turistas e os apaixonados por esportes náuticos se unem na Expedição ao Pôr do Sol, um passeio organizado por uma agência de turismo de aventura da região.
Idealizado há 16 verões pelo turismólogo Tiago Lucas Corrêa, 40 anos, proprietário da Expedições Jamboo Viagens e Turismo e morador da cidade, a prática só é realizada com a orientação de instrutores e em dias sem chuva. O passeio inicia atravessando um arroio margeado inicialmente por casas. Na sequência, passa por baixo de uma ponte, percorre vegetações ribeirinhas e termina contemplando um cenário cinematográfico.
— O roteiro surgiu a partir da vontade de mostrar alternativas além do mar a quem visita a nossa região. Montei ele com base na minha própria experiência como praticante de esportes náuticos. Fazia este trajeto por lazer, mas decidi compartilhar a experiência para que mais pessoas possam ter acesso à parte da cidade que não é vista — explica.
Para fazer parte da aventura, com saídas diárias, é preciso agendar por whatsapp com antecedência. Há 20 vagas. Antes de se jogarem no Arroio Camarão rumo à Lagoa das Custódias, os participantes recebem remos, canoa ou caiaque duplo, colete salva-vidas e uma instrução básica de 20 minutos. O encontro é realizado numa área privada à beira do Arroio Camarão. Os aventureiros recebem o endereço na confirmação do agendamento e o passeio é cronometrado de acordo com o horário que o sol irá se pôr.
Pela primeira vez, o auxiliar financeiro Geverson Carvalho Luciano, 39 anos, de Santo Antônio da Patrulha, remou na companhia da filha Yasmim, 12 anos, num caiaque duplo, na última quarta-feira (5). Empolgada, a menina foi à frente observando cada nova paisagem. Os dois costumam percorrer a região de stand-up. Geverson garante que cada esporte tem características diferentes. No caiaque, por exemplo, foi preciso o esforço em equipe para percorrer o trecho de cerca de 3 quilômetros entre o ponto de partida e a área de observação do pôr do sol.
O trajeto se iniciou por volta das 18h. Depois de passarem sob a ponte da RS-030, que vai até o centro de Tramandaí, à medida que avançavam pelo Arroio Camarão, Luciano, a filha, o turismólogo e outros participantes abandonaram os sons comuns dos veículos na estrada e das pessoas às margens, e passaram a ouvir apenas os pássaros e os remos na água. Mesmo não sendo obrigatório, o silêncio tomou conta de todos devido à ansiedade por chegarem ao ponto final.
Ao aproximarem-se da Lagoa das Custódias, o sol estava quase se pondo. Na cortina de água, Tiago e o repórter fotográfico de GaúchaZH Marco Favero desembarcaram num trecho onde a água cobria até a cintura (cerca de 1 metro de profundidade) e se banharam em meio à calmaria do ambiente. Dependendo do grupo, todos acabam descendo das embarcações.
Logo depois da despedida do astro solar, a turma retornou antes do anoitecer por completo – para facilitar o trajeto da volta.
— Quando estou dentro de um caiaque ou sobre o stand-up, esqueço as contas a pagar e as metas a cumprir. É um momento em que voltamos a ter o olhar de criança e nos apaixonamos por um pôr do sol, um peixe pulando ao nosso lado e uma montanha ao fundo. Muda todo o sentido da vida — finalizou Luciano, ainda admirado com o passeio.
Projeto social na lagoa
Tiago faz parte do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Tramandaí e trabalha pela gestão da qualidade das águas da região. A intenção dele é desenvolver periodicamente oficinas de canoagem na lagoa para jovens em vulnerabilidade social e que moram no Litoral Norte. O turismólogo abriu um financiamento coletivo pela internet para ampliar o projeto, que teve a primeira turma em janeiro.
Mais informações neste link.
O passeio
- A saída depende do horário que o sol irá se pôr.
- O passeio tem acompanhamento de instrutor e equipamento completo (caiaque, remo e colete).
- A remada é considerada de nível fácil.
- A atividade pode durar duas horas.
- Veranistas, turistas e moradores agendam conforme o preparo físico e a disponibilidade de horário.
- São oferecidas 20 vagas, diariamente.
- O valor do passeio é R$ 30 por pessoa, durante a semana, e R$ 40 por pessoa, aos sábados, domingos e feriados.
- Contato para agendamento, pelo whatsapp: (51) 98512-1012.
- A Lagoa das Custódias faz parte do complexo lagunar da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.
- Ela é uma das únicas que está totalmente dentro do território da cidade.
- Por estar num ambiente de transição com o mar, a lagoa intercala períodos de água doce e de água salobra.