A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (3) mais um boletim da balneabilidade das praias e balneários do Rio Grande do Sul neste veraneio. Em relação à semana passada, cresceu o número de locais impróprios para banho: são 10 (confira abaixo), contra oito no relatório anterior.
Os balneários não indicados para banho ficam nas cidades de Osório, Pelotas, São Jerônimo e Jaguari. A lista completa dos 92 pontos analisados pode ser acessada neste link.
A Lagoa do Peixoto, em Osório, está pela segunda semana consecutiva com o índice de cianobactérias acima do permitido. Esses organismos são potencialmente produtores de toxinas, que podem causar problemas à saúde humana, como intoxicações, alerta a fundação.
Os locais impróprios para banho *:
- Jaguari – balneário Fernando Schilling
- São Jerônimo – praia do Encontro
- Pelotas – balneário Valverde – Pontal da Barra
- Pelotas – balneário Valverde – Trapiche
- Pelotas – balneário Valverde – em frente ao restaurante Aki Pizza
- Pelotas – balneário Santo Antônio – em frente à Rua Bagé
- Pelotas – balneário Santo Antônio – em frente à Av. Rio Grande do sul
- Pelotas – balneário Santo Antônio – em frente ao Hotel Praia Laranjal
- Pelotas – balneário dos Prazeres, próximo à imagem de Iemanjá
- Osório – Lagoa do Peixoto
* Conforme relatório da Fepam de 3 de janeiro de 2020.
Realizado desde a temporada 1979-1980 pela Fepam, o relatório de balneabilidade atesta a capacidade de um local de possibilitar banho, atividades esportivas e recreação de contato primário com a água. A balneabilidade é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliforme presentes na água.
Os boletins informativos serão divulgados todas as sextas-feiras, até 28 de fevereiro. O mapa de balneabilidade também pode ser visualizado neste site.