A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (27) o segundo boletim da balneabilidade das praias e balneários do Rio Grande do Sul deste veraneio. Os banhistas gaúchos podem comemorar: da semana anterior para esta, baixou de 13 para oito o número de locais impróprios – dentre 92 pontos analisados
De 44 municípios que tiveram praias e balneários analisados, apenas cinco tiveram pontos considerados impróprios para banho.
Realizado desde a temporada 1979-1980 pela Fepam, o relatório de balneabilidade atesta a capacidade de um local de possibilitar banho, atividades esportivas e recreação de contato primário com a água. A balneabilidade é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliforme presentes na água.
Agora, os locais de coleta analisados receberão placas identificando a condição de banho. As coletas serão realizadas semanalmente e boletins informativos serão divulgados todas as sextas-feiras, até 28 de fevereiro. O mapa de balneabilidade também pode ser visualizado neste site.
Os locais impróprios*:
- Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba/Barra do Ribeiro
- Balneário Fernando Schilling – Jaguari
- Lagoa do Peixoto – Osório
- Balneário Valverde – Pontal da Barra/Pelotas
- Santo Antônio, junto à Avenida Rio Grande/Pelotas
- Frente ao hotel da praia do Laranjal/Pelotas
- Balneário dos Prazeres/Pelotas
- Praia do Encontro – Rio Jacuí/São Jerônimo
*Conforme relatório da Fepam de 27 de dezembro de 2019.