A britânica Lynda Elmore, 55 anos, corria sua 24ª maratona no último domingo — a Maratona de Manchester, na Inglaterra — quando caiu e se machucou no meio do percurso. Mesmo com a adversidade, ela estava determinada a continuar. Por isso, não desistiu da tarefa e finalizou a prova, depois de sete horas e 18 minutos.
O vídeo do momento em que ela cruza a linha de chegada, em último lugar, emocionada e sendo aplaudida pelos presentes no local, viralizou nas redes sociais e já conta com milhões de visualizações (veja acima). Nos comentários, muitos elogiaram a perseverança de Lynda. A gravação foi compartilhada na página do grupo Running at 40 Plus ("Correndo aos 40 anos ou mais", na tradução literal) e ganhou notoriedade ao ser compartilhada pela imprensa britânica.
Depois da repercussão, Lynda comentou sobre o sentimento misto de vergonha e orgulho nas redes sociais. "O que posso dizer, não foi um dos meus melhores momentos. Pareço um pato tentando balançar. Não tenho certeza se estou envergonhada ou apenas em choque com tudo isso. Estou muito emocionada com todas as mensagens, obrigada pelas amáveis palavras. Sendo uma mulher de 55 anos com alguns desafios de vida que não parecem ficar mais fáceis com o passar dos anos, estou muito feliz por fazer o que consigo", escreveu ela no Facebook.
Para a BBC, ela acrescentou que não tinha ideia de que a reação seria tão intensa, mas espera ter inspirado as pessoas a "chegarem lá, calçarem seus tênis e nunca desistirem".