A partir de 18 de janeiro, a Igreja Nossa Senhora Medianeira, em Porto Alegre, abrirá as portas para os encontros mensais do Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio (Gass). A iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) tem objetivo de criar um ambiente acolhedor de escuta e conversa para pessoas que tentaram tirar a própria vida ou que sofreram com o suicídio de algum familiar.
O Gass surgiu em 2013 no CVV de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e outras cidades do Brasil aderiram à iniciativa. Na Capital, a ação ocorreu em 2017 e 2018. Neste ano, a Associação de Auxílio Mútuo (Assam), mantenedora do CVV em Porto Alegre, decidiu promover os encontros novamente. As reuniões ocorrerão sempre na terceira quinta-feira de cada o mês, das 14h30min às 16h30min.
A ideia é reunir pessoas que perderam alguém próximo por causa do suicídio e pessoas que já tentaram ou pensam em tirar a própria vida para compartilhar experiências. Voluntária há 10 anos do CVV, Liziane Eberle garante que os participantes não são obrigados a falar ou a compartilhar informações pessoais, como nome e endereço, por exemplo.
— O objetivo é proporcionar um apoio mútuo. Geralmente, quando alguém comete suicídio, ninguém toca no assunto porque dói. Então, elas podem ser acolhidas e até ajudadas. Às vezes, um pai pensa que foi o causador do suicídio do filho, e ao ouvir outro jovem falando que quer morrer porque não vê sentido na vida, entende que há outras motivações — conta Liziane.
Os encontros, que ocorrem presencialmente na Paróquia da Medianeira, são acompanhados por voluntários do CVV que passaram por um curso de facilitação e estão habilitadas para ouvir e mediar conversas difíceis. O grupo é gratuito, não necessita de inscrição prévia e não tem presença obrigatória. Ou seja, os participantes podem decidir em quais encontros comparecer.
— Pela nossa experiência, nos primeiros encontros ainda vai pouca gente porque as pessoas ficam com vergonha ou receio. Decidimos começar em janeiro para que, lá em março, já tenhamos uma turma consistente. Mas o que queremos mesmo é que a população se beneficie dessa iniciativa — defende.
Encontros do Gass
- Quando: a partir de 18 de janeiro, na terceira quinta-feira de cada mês
- Que horas: das 14h30min às 16h30min
- Onde: Rua Cel. Neves, 114, bairro Medianeira, em Porto Alegre, na Paróquia da Medianeira – sala 3
- Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail comunidade.portoalegre@cvv.org.br
*Produção: Yasmim Girardi