O aumento de casos de covid-19, com a transmissão comunitária da variante Ômicron, somada ao surto de H3N2 no país desenha um cenário de incertezas para o Carnaval de 2022 nas cidades que promovem as festas mais tradicionais da época. Até esta quinta-feira (6), pelo menos 13 dos principais carnavais de rua do Estado e do país já anunciaram a suspensão dos eventos que estavam previstos.
Cidades como Olinda, Ouro Preto e Recife já definiram o cancelamento das festas. No Rio de Janeiro e em São Paulo, não haverá Carnaval de rua, mas os desfiles das escolas de samba estão mantidos. Já em Salvador, os blocos de rua não irã desfilar, mas festas privadas de grande porte estão marcadas para acontecer na cidade.
No Rio Grande do Sul, os festejos estão cancelados em Pelotas, Capão da Canoa e Uruguaiana. Na Capital, ainda não há uma definição, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre — a festa está em avaliação diária conforme o cenário epidemiológico da cidade.
Da mesma forma, Rio Grande, Torres e Tramandaí ainda não têm uma confirmação oficial. Em Caxias do Sul, foi definido que este ano o Carnaval será comunitário, com celebração nos bairros, mas a decisão ainda pode mudar de acordo com o cenário da pandemia mais perto da data.
Até o momento do fechamento desta reportagem, capitais como Belo Horizonte, João Pessoa, Natal e Vitória não haviam anunciado se a festa será realizada ou não este ano. Confira abaixo as cidades que já divulgaram sobre como será o Carnaval de 2022.
Sul
Capão da Canoa
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo de Capão da Canoa, a prefeitura da cidade litorânea não irá promover nenhum festejo oficial de Carnaval em 2022.
Caxias do Sul
No dia 13 de dezembro, a partir de uma reunião com dirigentes das escolas de samba para avaliar o formato do Carnaval em 2022, a prefeitura de Caxias do Sul decidiu pelo modelo de evento comunitário, com suporte da Secretaria da Cultura. Assim, a festa seria comemorada nos bairros do município, com participação das escolas de samba. Entretanto, a efetivação do evento ainda depende do cenário da pandemia.
Pelotas
Pelo segundo ano consecutivo, Pelotas não terá Carnaval. A decisão foi anunciada em dezembro pela prefeita Paula Mascarenhas, após discutir a situação com representantes da Associação das Entidades Carnavalescas da cidade (Assecap).
Uruguaiana
Ainda em novembro de 2021, a prefeita de Uruguaiana, onde acontece um dos carnavais mais tradicionais do Estado, anunciou que o evento de 2022, que estava previsto para março, não acontecerá. Além da pandemia, o motivo é a falta de recursos. Três empresas privadas que inicialmente estavam interessadas na produção da festa desistiram. Em compensação, o Carnaval de rua de 2023 já tem datas definidas: dias 9, 10 e 11 de março.
Florianópolis
Na quarta-feira (4), o prefeito Gean Loureiro decidiu que o evento não acontecerá na capital catarinense. Em nota, o município afirmou que tanto os blocos de rua quanto os desfiles não serão realizados em 2022. Segundo o prefeito, neste momento os recursos serão concentrados para reforçar a testagem contra a covid-19, já que a cidade está passando por uma alta no registro de casos.
Sudeste
Rio de Janeiro
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou na quarta-feira (4) que os blocos de rua não serão realizados em 2022. Antes mesmo do anúncio, blocos como o bloco da Preta, da cantora Preta Gil, e a Banda de Ipanema já haviam cancelado sua participação no Carnaval da cidade.
Além dos blocos, o Carnaval carioca tem como atrações os bailes e o desfile da Sapucaí. Esses dois estão confirmados até o momento. A justificativa é que, ao contrário dos blocos, é possível ter um controle nesses espaços. A prefeitura pretende lançar um aplicativo onde os foliões irão cadastrar o teste negativo para covid-19 e o comprovante de vacinação.
São Paulo
A prefeitura de São Paulo decidiu acatar a orientação da Vigilância Sanitária da cidade e cancelou, nesta quinta-feira (6), o Carnaval de rua de São Paulo. Os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi estão mantidos nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. De acordo com a administração municipal, uma reunião será agendada com a Liga das Escolas de Samba para alinhar os protocolos sanitários exigidos nos desfiles.
Ouro Preto
Em dezembro, a prefeitura decretou o cancelamento das atividades do Carnaval 2022. Em decreto, o município mineiro proibiu a realização de qualquer tipo de evento, público ou privado, em espaços abertos ou fechados, impedindo atividades como bailes de carnaval, blocos e agremiações, carnavais de rua, festas em repúblicas, festas em sítios e eventos privados de qualquer espécie.
Nordeste
Fortaleza
Em novembro, o prefeito José Sarto anunciou que a capital cearense não irá promover o Carnaval em 2022. Segundo ele, os quase R$ 14 milhões que seriam usados para Ciclo Carnavalesco, previstos na proposta de Lei Orçamentária Anual, serão destinados a segurança alimentar, saúde e apoio à cultura. Da mesma forma, o governador do Ceará decidiu suspender os editais destinados à promoção do evento. Assim, não haverá festas públicas de Carnaval.
Recife
A Prefeitura do Recife divulgou na quarta-feira (5) a suspensão das programações oficiais para o Carnaval 2022, que deveriam acontecer entre 25 de fevereiro e 5 de março deste ano. Blocos tradicionais que passam pela capital, como Eu Acho é Pouco, Pitombeira dos Quatro Cantos e Homem da meia-noite já haviam divulgado que não iriam desfilar devido à pandemia.
Olinda
A prefeitura de Olinda cancelou na quarta-feira (5) o tradicional Carnaval de rua da cidade. Antes do anúncio feito pelo prefeito Professor Lupércio, assim como em Recife, os blocos Eu Acho é Pouco, Pitombeira dos Quatro Cantos e Homem da Meia-Noite, que também passam por Olinda, já haviam confirmado que não iriam às ruas.
Salvador
Cinco dias após o governador Rui Costa descartar possibilidade de realização do Carnaval 2022 em toda a Bahia, no dia 28 de dezembro o prefeito Bruno Reis reforçou que a festa não acontecerá em Salvador. Segundo ele, os principais artistas da festa já haviam sinalizado que não fariam mais parte da festa. Da mesma forma, blocos tradicionais como As Muquiranas, um dos mais antigos da cidade, informaram que não iriam desfilar.
Entretanto, há diversas festas privadas que ainda estão confirmadas na cidade, como o CarnaSal, previsto para acontecer entre os dias 25 e 28 de fevereiro, que terá atrações como Wesley Safadão e Alok. Há também o Camarote Salvador, que tem em seu line-up Ivete Sangalo, Jorge e Mateus e Thiaguinho.
São Luís
Na quarta-feira (5), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou em suas redes sociais que a festa não será realizada na capital do Maranhão, sem blocos de rua nem desfiles de escolas de samba. No Estado, ainda não há uma decisão oficial se a festa acontecerá.