A poucas semanas do Natal e do Ano-Novo, quando milhares de gaúchos devem ir de mala e cuia para a praia, GaúchaZH pegou a estrada, ou melhor, as estradas, para ver como estão os caminhos que levam ao Litoral Norte.
Durante três dias (26, 27 e 28 de novembro), repórteres, fotógrafos e motoristas percorreram 1,4 mil quilômetros de oito rodovias (ida e volta) para antecipar o que os motoristas terão de enfrentar para chegar ao seu lugar ao sol. Nesta parte da série, veja como estão as condições da Interpraias em cinco quesitos: pavimentação, geometria, sinalização, limpeza e serviços.
Pavimentação
É péssimo o estado de conservação. São muitos pontos de buracos, imperfeições no asfalto e remendos que se abriram pela falta de manutenção. Veículo de GaúchaZH acabou passando por um desses buracos e um estouro aconteceu. Nada aparente foi percebido e foi possível seguir viagem. O asfalto é empurrado pelo peso dos veículos para as laterais, criando calombos. O término do trecho percorrido da Interpraias é o retrato de uma via abandonada, com paralelepípedos irregulares, que fazem o veículo parecer uma batedeira e não conseguir trafegar a mais de 30km/h. A reportagem passou por um trecho da rodovia onde equipes do Daer faziam manutenção. As máquinas na via, no entanto, estavam mal sinalizadas, obrigando motoristas a saírem da pista, provocando riscos aos pedestres.
Geometria
A maior parte da Interpraias tem pista simples, estreita e sem acostamento. Apenas um pequeno trecho inicial da RS-786, em Imbé, tem acostamento. Quando a via vira avenida, tem várias pequenas extensões duplicadas, como em Imbé, Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal. Na praia de Magistério, a reportagem flagrou crianças e adolescentes saindo de uma escola e caminhando às margens e no leito da via. Já em Palmares do Sul, onde a Interpraias tem o nome de Avenida Esparta, dois trabalhadores viravam massa no meio da rua para uma obra, obrigando os motoristas a desviarem. A ponte Giuseppe Garibaldi, que liga Tramandaí e Imbé, está em obras e com o trânsito parcialmente bloqueado.
Sinalização
Sinalização da via deixa a desejar e coloca motoristas em risco. Em Magistério, por exemplo, o asfalto, mesmo esburacado, foi maquiado, recebendo pintura tracejada no centro da rodovia. A Interpraias tem poucas placas identificando onde o motorista está. Em Imbé, há um trecho com quebra-molas. Em trechos de Cidreira e tantos outros pontos, a sinalização horizontal que identifica as extremidades da rodovia é inexistente ou quase apagada. O motorista se guia apenas pela quase invisível linha tracejada do centro. Placas com identificação de curvas também são raridade. Não há sinalização vertical identificando início e fim da rodovia. Ao longo dos cerca de 70 quilômetros, não se sabe onde a Interpraias é rodovia e onde se torna uma via municipal.
Limpeza
A Interpraias tem alguns trechos com acúmulo de lixo nas margens, como em Imbé. No trecho que liga Tramandaí a Cidreira, também há resíduos na beira da estrada. Há pontos onde a areia das dunas invade parte da via, como na praia de Santa Terezinha, em Imbé.
Serviços
A Interpraias é uma via administrada pelo Daer e pelos municípios por onde ela passa. Não há serviço específico de guincho para a via, nem de ambulâncias.
CONTRAPONTO
O que dizem o Daer e as prefeituras
GaúchaZH pediu ao longo de mais de uma semana entrevista com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, e ele não quis falar. Também tentamos falar com o secretário estadual dos transportes, Humberto Canuso, que também preferiu não se manifestar. A assessoria de imprensa do Daer enviou uma nota com informações superficiais sobre as condições da estrada. Limitou-se a dizer que "o pavimento da rodovia apresenta boas condições de trafegabilidade. Ela irá receber serviços de roçada nas próximas semanas, junto à manutenção asfáltica. Reforçamos que, no momento, o Estado está sem fornecimento de material asfáltico, o que prejudica a manutenção das rodovias. A situação deve ser normalizada nos próximos dias, quando novas ações serão programadas".
Em um segundo e-mail, a assessoria do Daer deu detalhes sobre uma medida que será tomada a partir de 21 de dezembro nas rodovias do litoral. Segundo o departamento, assim como no último veraneio, um serviço de atendimento aos usuários nas rodovias de acesso ao Litoral Norte será prestado.
"A operação ocorre durante todos os feriados prolongados e nos finais de semana, até o dia 11 de março de 2019, no deslocamento até a praia e no retorno. São cerca de cinco veículos com servidores da autarquia, identificados com adesivos, realizando rondas ininterruptas na Estrada do Mar (ERS-389), Rota do Sol (ERS-486), ERS-407, ERS-030 e ERS-786 (Interpraias). Os usuários também podem solicitar atendimento através do telefone (e whats): 51 99529-2885".
Sobre a ponte Giuseppe Garibaldi, que liga Tramandaí e Imbé, o Daer informa que as obras devem ser concluídas em dezembro. Até lá, vai continuar a restrição de tráfego.
Em relação ao trecho da Interpraias, de responsabilidade da prefeitura de Imbé, o mesmo encontra-se em boas condições, sem necessidade de reparos emergenciais. A sinalização vertical e horizontal da via é feita frequentemente pelas equipes do Departamento de Trânsito, inclusive durante a baixa temporada.
Até o fechamento dessa reportagem, as prefeituras de Palmares do Sul, Balneário Pinhal, Cidreira e Tramandaí não deram retorno.