Cerca de um milhão de pessoas assinaram várias petições para salvar o "urso polar mais triste do mundo", um animal que vive em um pequeno espaço em um shopping na China – cujas imagens provocaram polêmica. O urso, chamado Pizza, é um dos 500 animais que vivem no centro comercial na cidade de Guangzhou, no sul do país, pelos quais as organizações de defesa dos animais clamam por liberdade.
Nesta semana, cinquenta organizações chinesas enviaram uma carta ao governador da província de Guangdong e ao shopping para que fechem o zoológico, que consideram ilegal.
Leia mais:
Crianças levam seus animais de estimação para ganhar a bênção em escola
Morre o último urso polar em cativeiro na Argentina
No recinto também vivem uma raposa polar, um lobo e uma morsa, todos "em jaulas pequenas, sem janelas e sem ambiente ecológico", diz a carta enviada ao governador Zhu Xiaodan e consultada pela AFP. "Estas condições estão muito distantes de seu habitat natural e podem causar danos físicos e mentais irreversíveis", acrescenta o texto. O responsável do zoológico do shopping, chamado Fan, afirmou que "cumpre a lei".
Um vídeo divulgado nesta semana pela ONG Humane Society International (HSI) mostra Pizza andando em uma espécie de aquário de 40 metros quadrados e balançando a cabeça enquanto os visitantes tiravam fotos do outro lado do vidro.
De acordo com HSI, seu comportamento indica que se sente "frustrado", porque seu ambiente é "totalmente inadequado", uma situação que está levando a um "declínio mental" progressivo.
O Parque Natural britânico Yorkshire Wildlife se ofereceu para acolher Pizza, em troca da promessa do shopping de não substituí-lo por um outro urso polar. Mas as autoridades chinesas disseram que não precisavam de qualquer intervenção estrangeira.