Se você passa a maior parte do seu dia sentado em frente a um computador, cuidado! Ficar muito tempo na mesma posição pode, além de provocar dores, trazer problemas de circulação e, a médio e longo prazo, varizes. O ideal é fazer exercícios e alongamentos no meio do turno de trabalho e dar uma caminhada a cada duas horas.
- É importante fazer exercícios pelo menos uma vez ao longo da jornada de serviço. A partir do momento em que se faz movimentos de mobilização articular, a circulação sanguínea já é estimulada naquela região. Quando se faz alongamento, há um relaxamento muscular que descomprime músculos, veias e artérias - explica o profissional de Educação Física e ergonomista do trabalho Alessandro Gonçalves.
5 gifs com exercícios para perder a barriga a tempo do projeto verão
5 gifs de alongamentos para aliviar as dores causadas pelo uso do celular
Segundo o especialista, dados do INSS mostram que, hoje, grande parte dos afastamentos de trabalhadores ocorrem em função da manutenção da mesma postura por períodos muito longos. Antigamente, o mais comum eram os casos de lesões por esforços repetitivos.
Consumo de carne processada aumenta risco de câncer em 18%, alerta a OMS
Boxe, pilates e dança: conheça o piloxing, nova modalidade das academias
Médicos contestam medicamento "milagroso" para tratar câncer
Entenda os efeitos do horário de verão
Para prevenir dores e lesões, confira alguns movimentos que podem ser feitos num curto intervalo de tempo durante o expediente:
Sentado na cadeira, vire a cabeça para o lado direito. Mantenha-se na posição por 15 segundos. Repita com o lado esquerdo.
Sentado na cadeira, baixe a cabeça em direção ao peito. Mantenha-se na posição por 15 segundos e retorne lentamente.
Sentado na ponta da cadeira, coloque os dois braços no topo do encosto e alongue as costas empinando o peito para frente. Mantenha-se na posição por 15 segundos.
Em pé, segure-se no encosto da cadeira, estique os braços e uma das pernas mantendo a ponta do pé virada para frente. A perna da frente fica flexionada. Fique 15 segundos na posição e troque de lado.
Sentado, cruze uma das pernas sobre a outra e projete o tronco para frente. Mantenha-se na posição por 15 segundos e repita com a outra perna.
Estique os dois braços com as costas das mãos voltadas uma para a outra. Entrelace os dedos e puxe uma das mãos para trás. Repita o movimento com o outro lado. Fique 15 segundos em cada lado.
Puxe o braço para trás das costas segurando o cotovelo com a mão contrária. Troque o braço. Fique 15 segundos de cada lado.
Una as duas mãos na altura do peito e eleve os cotovelos. Fique 15 segundos na posição.
Fora os exercícios durante a jornada de trabalho, vale lembrar que as atividades fora do ambiente corporativo também podem interferir no rendimento do trabalhador.
Parada do Orgulho Louco divide profissionais de saúde
- A qualidade de vida dentro da empresa está ligada à rotina que se tem fora da empresa - avalia Gonçalves.
Por isso, o mais indicado é praticar atividades físicas, cuidar da alimentação e da qualidade do sono.
Pausa na jornada
Veja em oito gifs como se exercitar no trabalho
Ficar na mesma posição por muito tempo pode provocar dores e até problemas mais sérios
GZH faz parte do The Trust Project