Hormônios produzidos pelas glândulas adrenais - localizadas acima dos rins -, os corticosteroides são responsáveis por diversos mecanismos regulatórios que proporcionam um equilíbrio orgânico diante das diversas situações de estresse do dia a dia. Eles acertam o metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas que têm um efeito inibidor das células de defesa do organismo.
Segundo a endocrinologista Lilian Kanda Morimitsu, fadiga, fraqueza muscular, perda de peso, náusea e vômito após crises de estresse podem ser sintomas causados pela falta do hormônio, típico da doença de Addison, conhecida por não produzir hormônio suficiente para estimular adequadamente as glândulas adrenais.
Já o excesso de corticosteroides gera a Síndrome de Cushing, cujos principais sintomas são o aumento de peso com gordura se depositando no tronco, no pescoço e no rosto, causando vermelhidão nas maçãs do rosto.
- A falta de corticosteroides pode ser tratada pela reposição com hormônios sintéticos e o excesso pode ser contido pela retirada da causa do problema ou tratando tumores que possam causar a doença - explica a médica.
Glândulas adrenais
Descontrole do hormônio corticosteroide representa riscos à saúde
Endocrinologista explica os sintomas e o tratamento dos distúrbios por falta ou excesso dos corticosteroides
GZH faz parte do The Trust Project