Os grãos germinados ou alimentos vivos, como são conhecidos, são considerados alimentos bioativos, ou seja, ativam a vida. Eles recebem esta denominação devido ao processo de germinação pelo qual passam e ao alto valor nutricional que contém.
Ricos em nutrientes os grãos germinados proporcionam muitos benefícios em nosso organismo. Eles podem ter um potencial de vitaminas e minerais até 20 vezes maior que um grão comum, proporcionando uma alimentação muito mais completa.
Estes alimentos são uma das poucas fontes vegetais de vitamina B12 e possuem poucas calorias, propriedades antioxidantes, bem como minerais. Indicados para resolver problemas de descalcificação eles promovem a regeneração celular, estimulam o aumento das defesas imunitárias do organismo humano, além de facilitar as reações metabólicas.
- Através da germinação os grãos e sementes são transformados em alimentos de maior qualidade nutricional e maior biodisponibilidade dos nutrientes - explica a nutricionista da rede Mundo Verde.
Quando um alimento é germinado:
:: São eliminados compostos inibidores de enzimas (substâncias capazes de acelerar reações como as do processo digestivo)
:: Aumenta as enzimas digestivas, melhorando a absorção dos nutrientes. As enzimas podem aumentar em até 800%
:: Reduz o ácido fítico (fator anti-nutricional) dos grãos e sementes, aumentando a disponibilidade de nutrientes como zinco, cálcio, ferro e magnésio
:: Melhora digestão, transformação e absorção de nutrientes
:: Aumenta o teor de lignanas (em 14%) - compostos fitoquímicos similares ao estrogênio, têm propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon
:: Aumenta o teor de nutrientes antioxidantes. As vitaminas e os antioxidantes podem aumentar em até 1000%
:: O alimento fica mais estável devido ao aumento da capacidade antioxidante dos grãos e sementes, prevenindo a oxidação (rancificação).
Os alimentos germinados podem ser utilizados em vários tipos de preparações. As farinhas de linhaça germinadas podem ser adicionadas a iogurte, sucos, saladas, frutas ou ainda em pães, massas, sobremesas, tortas salgadas e doces, bolinho de vegetais, muffins, biscoitos. Os grãos germinados podem ser cozidos em água e sal ou acrescentados em saladas e sopas.
Exemplos de produtos germinados:
:: Arroz integral germinado
No arroz integral germinado há ativação de GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor envolvido com os processos de ansiedade que funciona como um agente calmante natural do cérebro, melhora a qualidade do sono, diminui a ansiedade, pressão arterial.
:: Lentilhas germinadas
A lentilha germinada é uma fonte de fibra solúvel, que auxilia na prevenção e controle do diabetes e do colesterol; causa saciedade, reduzindo o apetite. Além de possuir maior concentração de proteínas biodisponíveis.
:: Farinhas de linhaça dourada germinada; com frutas vermelhas e com farinha de semente de brócolis germinadas
As farinhas de linhaça germinadas possuem maior concentração e biodisponibilidade de antioxidantes; de ácidos graxos essenciais e de vitaminas e minerais. Têm aumento no teor de ligninas e são fontes de fibras solúveis e insolúveis.