O Tan 2024 chega reestilizado com atualizações visuais e no interior, bateria maior, nova suspensão, mais autonomia e avançada tecnologia. O utilitário esportivo BYD de sete lugares roda de 430 quilômetros (ciclo PBEV) até 530 quilômetros (ciclo WLTP). O BYD Tan EV 2024 tem preço público sugerido de R$ 536.800.
A segunda geração do primeiro utilitário esportivo elétrico de sete lugares no mercado brasileiro avança na tecnologia, em especial na bateria Blade que passa de 86,4 kWh para 108,8 kWh. A autonomia aumentou mais de 100 quilômetros em relação ao modelo anterior e saltou de 309 quilômetros para 430 quilômetros pelo ciclo brasileiro PBEV até 530 quilômetros pelo ciclo europeu WLTP.
A nova bateria permite recarga ultrarrápida e chega de 30% a 80% em 30 minutos em ponto DC. O utilitário esportivo conta também com a função V2L que permite conexão como fonte de energia para diversos dispositivos elétricos.
O conjunto propulsor do Tan EV conta com dois motores elétricos, o dianteiro com 108 kw e o traseiro, 200 kw. A potência combinada é de 517 cv e a força (torque) aumentou de 69,34 kgfm para 71,83 kgfm e a tração integral.
Com 2.630 quilos e quase cinco metros de comprimento, o utilitário esportivo BYD acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e chega a velocidade máxima de 190 km/h. Conforme a montadora, o consumo equivale a 40 km/l em veículos a gasolina.
A grade dianteira fechada, o novo conjunto óptico e os para-choques dianteiro e traseiro redesenhados atualizaram o visual do Tan EV. Com novo design, os faróis, luzes diurnas e assinatura luminosa são em LED.
As linhas fluidas e as rodas de liga leve de 22 polegadas com pneus 265/40 R22 marcam as laterais. O aerofólio, a terceira luz de freio e uma faixa em LED que liga as lanternas traseiras com efeito 3D também em LED completam o conjunto visual.
Maior, o Tan EV cresceu 10 centímetros e passou para 4,97 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,75 metro de altura. A distância entre eixos é de 2,82 metros. Com o interior configurável, o porta-malas leva de 235 litros para bagagem com sete lugares, 940 litros, com cinco, e até 1.655 litros com as duas fileiras de bancos rebatidas.
A nova suspensão eletrônica semiativa DiSus-C permite o ajuste eletrônico dos amortecedores nos modos conforto ou esportivo por toque na tela. A suspensão independente nas quatro rodas é do tipo McPherson na frente e Multi-link na traseira.
Interior e tecnologia
Acesso por aproximação e partida por botão, o interior sofisticado tem acabamento em materiais premium marrom ou preto. A iluminação nas portas e painel por LED tem 32 opções de cores. O volante multifuncional tem ajustes elétricos e aquecimento. Os bancos dianteiros, também com ajustes elétricos, tem aquecimento e massagem.
O quadro digital de instrumentos digital em LCD de 12,3 polegadas configurável. O multimídia integrado com tela de 15,6 polegadas sensível ao toque e rotação elétrica é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos e portas USB e SD car. A recarga do celular é por indução. O Tan EV conta com navegação integrada, internet 4G e serviço de nuvem.
O ar-condicionado digital automático de três zonas tem saídas independentes com ajustes na tela multimídia incluindo as fileiras traseiras. O sistema de áudio Dynaudio Performance de 775W tem 12 alto-falantes. O teto solar panorâmico tem vidro deslizante.
Com sete airbags, os de cortina protege também os passageiros da terceira fileira de bancos. O Tan EV conta recursos de apoio à condução e à segurança como o sistema Adas, câmera de 360°, head up display, frenagem automática de emergência, alertas de tráfego cruzado e ponto cego, saída e permanência em faixa, entre outros.
Branco Nuvem, cinza Montanha e preto são as cores disponíveis do BYD Tan EV 2024.
Conforme a BYD, a garantia do Tan EV 2024 é de cinco anos ou 500 mil quilômetros para o veículo e de oito anos para as baterias. O modelo é entregue com carregador Walbox incluso.
Avanço na pista
A evolução do Tan EV ficou clara na rápida avaliação na pista do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo. A aceleração do conjunto propulsor, típica de um carro elétrico, continuou um dos pontos altos do utilitário esportivo de sete lugares, tanto nos trechos de reta quanto nas saídas de curvas.
O comportamento também avançou com a nova suspensão eletrônica semiativa que permite o ajuste eletrônico dos amortecedores nos modos conforto ou esportivo, principalmente no de maior velocidade. Mais firme, garantiu a perfeita estabilidade com rolagem mínima do veículo de quase cinco metros e mais de duas toneladas e meia.
*O editor viajou a convite da BYD