A Saveiro Extreme 2024 traz aperfeiçoamentos visuais e no interior. Mais equipada, a picape compacta Volkswagen mantém conjunto propulsor com o motor aspirado 1.6 e o câmbio manual. A nova configuração topo de linha cabine dupla substitui a versão Cross. Rodamos 500 quilômetros com a Volkswagen Saveiro Extreme 2024 que custa a partir de R$ 115.690.
Os aperfeiçoamentos visuais e no interior atualizaram a Saveiro que teve a atual geração lançada em 2009. Desde o seu lançamento, nos anos 80, a picape compacta Volkswagen passou por diversas atualizações, como a chegada da cabine dupla, novos equipamentos e recursos eletrônicos, sempre com duas portas, motor aspirado e câmbio manual.
Com 12.368 unidades vendidas no primeiro semestre do ano, a Saveiro é a segunda no seu segmento, liderado pela Fiat Strada. A picape Volkswagen tem opções cabine simples e dupla. A Strada conta com versões de duas e quatro portas, motores aspirado e turbo e câmbios manual e automático contínuo variável (CVT).
A atualização da Saveiro 2024 acompanha o visual dos utilitários esportivos da marca. A grade com friso cromado que separa os novos faróis, o capô mais alto e o para-choque redesenhado reforçam a robustez do conjunto.
A cobertura dos para-lamas e as novas rodas aro de 15 polegadas em preto brilhante e diamantadas com pneus 205/60 R15, as barras no teto e o santantônio marcam as laterais. Na topo de linha, também faixas em preto fosco horizontal com o logotipo Saveiro.
Na tampa da caçamba, uma faixa preta liga as novas lanternas escurecidas e o para-choque com vincos e parte inferior mais agressiva destacam a traseira. Para completar, a picape conta com capota marítima.
Interior e conjunto propulsor
Coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, direção hidráulica e volante multifuncional, o quadro de instrumentos tem novo grafismo e painel friso em aço escovado. Os bancos revestidos em couro trazem a versão gravada no encosto. As laterais das portas são em cinza Oliver.
O sistema multimídia conta com tela de 6,5 polegadas interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos por fio. A picape conta ainda com câmera de ré, quatro alto falantes, controle de pressão dos pneus e pedaleiras esportivas, entre outros.
A Extreme traz também controle eletrônico de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa e freio a disco nas quatro rodas.
O conjunto propulsor combina o motor EA211, 1.6 de 106 cv e força (torque) de 15,4 kgfm (gasolina) a 116 cv e força de 16,1 kgfm (etanol) combinado com o câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.
Com 4,493 metros de comprimento, 1,721 metro de largura e 1.560 metro de altura, a distância entre eixos é de 2,752 metros. A caçamba leva 580 litros e 638 quilos. O espaço interno é bom para o condutor e acompanhante e acomoda razoavelmente dois adultos atrás, onde as janelas têm vidros basculantes.
Para o trabalho e passeio
Versátil, racional, a Saveiro combina as características de uma picape para o trabalho com as de um carro de passeio. O conjunto propulsor – o bom motor aspirado e o ótimo câmbio manual – compensou as deficiências causadas por um projeto antigo.
Nas ruas e estradas, a potência e força do motor 1.6 foram bem distribuídas pelo câmbio manual de cinco marchas com a embreagem leve, os engates curtos e a troca macia e silenciosa de marchas. As respostas imediatas ao acelerador permitiram acompanhar o fluxo.
As arrancadas e retomadas rápidas de velocidade facilitaram a condução no trânsito urbano. E, como nas rodovias, a suspensão, com molas helicoidais na traseira, absorveu as irregularidades do pavimento, buracos e lombadas garantindo o conforto interno como o de um carro de passeio.
Bem calibrada, a suspensão também garantiu perfeita estabilidade, mesmo apenas com o condutor e acompanhante. Na estrada, em velocidades mais elevadas, a rolagem da carroceria foi mínima para uma picape.
Nas curvas sinuosas entre Taquara e Gramado, a inclinação da carroceria foi mínima, principalmente no trecho de volta, na descida da Serra. A direção hidráulica e os freios a discos ABS garantiram perfeito domínio da Saveiro com pouca interferência dos controles eletrônicos de estabilidade e tração.
A picape, segundo a Volkswagen, acelera de 0 a 100 em 10,8 segundos com gasolina e 10,2 segundos com etanol e chega a velocidade máxima de 174 km/h e 178 km/h. O consumo pelo Inmetro é de 11,3 km/litro na cidade e 12,6 km/litro na estrada com gasolina, e 7,8 km/l e 8,9 km/litro com etanol.
Durante a avaliação, sempre com gasolina, 10,9 km/l a 12,1 km/l na cidade acompanhando o fluxo de trânsito. Na estrada, em velocidade constante ficaram de 12,1 km/l a 16,2 km/l, a 80 km/h, e de 11,8 km/l a 15, 1 km/l a 110 km/h.
Conclusão
Os aperfeiçoamentos visuais e no interior atualizaram a Saveiro que teve a atual geração lançada em 2009. Versátil, racional, a picape Volkswagen combina as características de um veículo para o trabalho com as de um carro de passeio.
O conjunto propulsor – o bom motor aspirado e o ótimo câmbio manual – compensou as deficiências causadas por um projeto antigo. Também a suspensão bem calibrada que garantiu perfeita estabilidade e absorveu as irregularidades do pavimento e o baixo nível de ruído interno mesmo em velocidades mais elevadas.
A direção elétrica e o câmbio automático fizeram falta, principalmente na versão avaliada, a topo de linha. Na cidade, a direção hidráulica respondeu bem, mas o condutor sentiu o peso, em especial nas manobras de estacionamento e espaços limitados.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o uso e o custo-benefício da Saveiro Extreme em relação às demais versões irmãs de menor preço. Também na comparação às concorrentes do seu segmento, em especial a líder Fiat Strada e o que oferecem.