A Shark, a avançada picape híbrida plug-in BYD chegará ao Brasil até o final do ano. Com um motor a combustão e dois elétricos, picape promete mexer com o mercado. Apresentada no México, no começo desta semana, a proposta da Shark é redefinir seu segmento com energia limpa e novos recursos eletrônicos. O BYD avalia a montagem da Shark na planta de Camaçari, na Bahia.
No México, a Shark terá duas configurações. A versões de entrada, a GL custará 899.980 pesos mexicanos, cerca de R$ 274.250, e a topo de linha GS, 969.800 pesos, cerca de R$ 295.500. As opções e os preços da Shark no Brasil serão anunciados nos próximos meses
Montada sobre a plataforma DMO Super Híbrida Off-road, a Shark combina o estilo robusto com recursos de segurança e o conforto de um utilitário esportivo. Com carroceria sobre o chassi convencional, a rigidez da estrutura é reforçada pela bateria Blade, entre as longarinas, como parte de estrutura do veículo. O sistema de suspensão é independente Duplo A na dianteira e na traseira.
O conjunto propulsor híbrido da Shark conta com o motor a combustão 1.5 turbo de 180 cv e dois elétricos, um em cada eixo. O propulsor dianteiro é de 231 cv e força (torque) de 3 1,6 kgfm e o traseiro de 204 cv e 34,7 kgfm com potência combinada de 430 cv. A recarga rápida da bateria de 29,6 kWh de 30 a 80% é de 20 minutos.
A Shark pode se transformar em uma estação móvel de energia e servir como fonte de alimentação para diversos aparelhos.
A autonomia combinada total da Shark é de até 840 quilômetros e a elétrica de 100 quilômetros pelo ciclo NEDC. A picape híbrida acelera de 0 a 100 quilômetros é 5.7 segundos.
Posicionada entre as picapes médias e grandes, a Shark tem 5,457 metros de comprimento, 1,971 m de largura e 1,925 m de altura. A distância entre eixos é de 3,260 m. Com cinco lugares, a capacidade de carga da caçamba é de 835 quilos ou 1.450 litros.
Design e tecnologia
Como os demais modelos da BYD que se inspiram no oceano, o design da picape lembra tubarões. Conforme a montadora chinesa, o visual mescla habilmente tecnologia futurista com poder bruto.
A luz de LED que atravessa toda a frente remete à boca aberta de um tubarão. As laterais com linhas fluídas refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira de um tubarão.
O conjunto óptico da Shark conta com faróis full LED, luzes diurnas (DRL) e sinalizadores em LED. As lanternas traseiras também são em LED.
Bem equipado, o interior futurista valoriza o quadro digital de instrumentos de 10,25 polegadas, central multimídia giratória de 12,8 polegadas, head-up display de 12 polegadas câmera 360°, visão 180° sob o veículo. A câmera panorâmica visualiza o entorno e a parte inferior do veículo o que facilita a condução fora de estrada.
O comando de voz gerencia os modos de condução, as configurações de ar condicionado, a reprodução de música e diversas operações. A recarga do celular é por indução.
O aplicativo BYD permite ativar o ar condicionado, a ventilação e o aquecimento dos assentos, entre outras funções. Pela tecnologia de chave digital NFC, é possível acessar o veículo pelo celular ou outros dispositivos inteligentes.