A venda de veículos eletrificados no pais salta em abril e no quadrimestre. Os veículos plug-in batem novo recorde, com participação de 70%. Abril foi o segundo melhor mês da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O registro de 15.206 veículos eletrificados avançou 12% na comparação com março e saltou 217% em relação ao mesmo período de 2023.
O período de janeiro a abril somou 51.296 emplacamentos, mais 162% sobre igual período de 2023. Desde maio de 2023, a média do aumento do registro dos carros eletrificados é cerca de 12% mensal.
— Esses números indicam que a preferência do consumidor continua forte e crescente para os veículos eletrificados, especialmente os plug-in com recarga externa, que são os modelos mais modernos e com mais tecnologia — destaca o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
O executivo ressalta que o mercado brasileiro de veículos elétricos e híbridos segue evoluindo com rapidez. A ABVE estima que a participação dos carros eletrificados superará a 150 mil unidades neste ano.
A venda em abril de veiculos plug-in (BEV e PHEV) foi de 10.440 unidades, cerca de 70% do total de eletrificados emplacados no mês. Os modelos híbridos e micro-híbridos (HEV, HEV Flex e MHEV) tiveram 4.766 registros, com 30% do geral.
Os 15.206 veículos eletrificados registados em abril corresponderam a 7,3% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no país. Com 6.705 emplacamentos em abril, os modelos 100% elétricos (BEV) corresponderam a 44,1% dos emplacamentos. Dos 271.727 veículos eletrificados que circulam no país de 2012, 121.837 são plug-in BEV e PHEV.
Os carros 100% elétricos (BEV) tiveram 6.137 registros, mais 9,5% na comparação com março e salto de 1.087% sobre o mesmo período de 2023. Os eletrificados híbridos plug-in (PHEV) fecharam abril com 3.735 emplacamentos. Sobre abril de 2023, o crescimento é de 221%.
Os híbridos convencionais flex (HEV Flex) somaram 2.082 emplacamentos em abril e partipação de 13,7% sobre o total de eletrificados. As vendas de híbridos HEV a gasolina chegaram a 1.454 unidades (9,6% sobre o total de eletrificados). Os veículos micro-híbridos MHEV venderam 1.230 unidades ou 8,1% do total de eletrificados.
Marcas mais vendidas
A BYD liderou a processo de eletrificação dos veículos leves no país em abril. Com 7.045 registros em abril, ficou com 46,3% do segmento de eletrificados. A GWM teve 2.281 emplacamentos e 15% do mercado. A Toyota com 1.901 unidades e 12,5% de participação. Caoa Chery, com 955 e 6,28%, e Mercedes-Benz, com 502 e 3,30%, completam o ranking das cinco marcas mais vendidas.
Posição, registro e participação
- BYD - 7.045 - 46,3%
- GMW - 2.281 - 15%
- Toyota - 1.901 - 1,25%
- Caoa Chery - 955 - 6,28%
- Mercedes-Benz - 502 - 3,3%
Fonte: ABVE
No quadrimestre, as chinesas BYD e GWM lideraram os emplacamentos. No ranking das cinco mais, a única alteração foi a troca da Mercedes-Benz pela Volvo na quinta posição.
Posição, registro e participação
- BYD - 21.984
- GWM - 8.016
- Toyota - 6.950
- Caoa Chery - 3.082
- Volvo - 2.043
Fonte: ABVE
Automóveis e utilitários esportivos
O BYD Dolphin Mini puxou os carros eletrificados em abril com 3.143 registros. Foi seguido pelo também BYD Song Plus - 1.699 e o irmão maior, o Dolphin - 1.618. O GWM Haval H6 - 1.609 e o Toyota Corolla Cross - 1.289, completaram o ranking dos cinco mais vendidos.
Cidades e Estados
O Estado de São Paulo liderou registro de carros eletrificados com 4.953 veículos, sendo 3.264 plug-in com recarga externa (BEV e PHEV) e 66% do total. Foi seguido pelo Rio de Janeiro com 1.290, dois quais 774 plug-in., e Distrito Federal com 1.266 emplacamentos. Por cidade, a liderança ficou com São Paulo com 2.192 reegistros, seguida por Brasilia - 1.266, Rio de Janeiro - 783, Curitiba - 612, Belo Horizonte- 418, e Porto Alegre - 361.
Município e registro
- São Paulo - 2.192
- Brasília - 1.266
- Rio de Janeiro - 783
- Curitiba - 612
- Belo Horizonte - 418
- Porto Alegre - 361
Fonte: ABVE