O X5 híbrido plug-in será produzido no Brasil. A BMW confirmou a montagem do utilitário esportivo eletrificado na planta de Araquari, em Santa Catarina. O X5 será o primeiro carro plug-in premium fabricado na América do Sul e as primeiras unidades sairão da linha de montagem brasileira no último trimestre de 2024.
A liderança da BMW no segmento premium no Brasil pelo quinto ano consecutivo e na América Latina foi comemorada pelo principal executivo do grupo alemão na região, Reiner Braun, ao anunciar o novo projeto brasileiro, na tarde desta quarta-feira (10). Em 2023, a BMW vendeu 15.113 veículos, 9,8% a mais em relação a 2022.
— Agora, vamos subir a barra para continuar moldando o futuro da Mobilidade Premium, de forma eletrificada — diz Reiner.
O executivo explicou que no BMW Group, a produção acompanha a demanda de mercado sendo uma das razões para a produção do X5 no país.
— No ano passado, a BMW alcançou um recorde de 25% de mix de vendas de modelos eletrificados no Brasil, e o BMW X5 foi o terceiro modelo mais vendido em toda a linha BMW, seguindo o BMW Série 3 e o BMW X1. —
A montagem do utilitário esportivo híbrido no país trará também entre as vantagens, a isenção do aumento do imposto de importação para veículos eletrificados.
A eletrificação da planta Araquari reforça a sua avançada tecnologia. O principal executivo de rede de produção e logística do BMW Group, Michael Nikoloides, explica que o BMW X5 trará sua tecnologia PHEV de ponta para uma linha de produção na região da América do Sul pela primeira vez.
— A planta Araquari possui uma linha de produção flexível e está pronta para produzir modelos híbridos ou elétricos em um curto período, dependendo da demanda do mercado. Estou orgulhoso em dizer que a planta Araquari será a única a produzir modelos a combustão interna, híbrido plug-in e flex-fuel em toda a rede de produção da BMW — comenta.
A produção do X5 será por CKD, com componentes importados e montados em Araquari. Sem revelar detalhes, o comando da BMW garantiu que na nacionalização o utilitário esportivo híbrido terá atualizações.
Configuração americana
Produzido em Spartanburg, nos Estados Unidos, o X5 híbrido plug-in é vendido no Brasil desde maio de 2023, logo após o seu lançamento. Nas versões xDrive50e X-Line e xDrive 50e M Sport, o utilitário esportivo híbrido plug-in tem preços a partir de R$ 731.950.
A frente renovada do X5 traz a nova identidade visual dos utilitários esportivos da marca alemã. O conjunto óptico em LED tem faróis mais afilados. As luzes diurnas (DRL) apontam para fora em formato de seta e atuam como indicadores de direção. As entradas de ar verticais e a inferior, com detalhes decorativos em cromado, completam os aperfeiçoamentos da frente. As lanternas redesenhadas ganharam novos contornos e formatos de iluminação.
Acabamento premium e volante multifuncional, o quadro digital de instrumentos de 12,3 polegadas e o multimídia de 14,9 polegadas formam uma tela única curva, o BMW Curved Display. O multimidia é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. No console central ficam o seletor do câmbio e comandos sensíveis ao toque.
O Digital Key Plus substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e acionamento do motor. A tecnologia que dispensa o uso da chave tradicional é compatível com os celulares da Apple e Samsung. O ar-condicionado automático digital é de quatro zonas.
O BMW Comfort Access 2.0 destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave. Também permite a abertura do porta-malas pela aproximação do pé no para-choque traseiro.
O assistente pessoal inteligente BMW executa diversas funções e explica o funcionamento de equipamentos por comando de voz. O X5 pode se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, e receber atualizações remotas de software. O aplicativo My BMW verifica o status do carro, ativa funções de comando e executa serviços à distância.
O X5 conta com recursos de apoio à condução e a segurança como controle eletrônico de velocidade adaptativo, assistentes de manutenção em faixa de tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência e estacionamento automático.
Avançada propulsão
A nova propulsão híbrida plug-in do X5 combina o motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv com o elétrico de 197 cv e potência combinada de 489 cv e força (torque) de 71,38 kgfm, aumento de 96 cv e força de 10,19 kgfm em relação ao modelo anterior. A transmissão automática Steptronic Sport de oito velocidades conta com pré-engrenagens. O BMW X5 xDrive50e acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.
A bateria de de 25,7 kWh permite autonomia elétrica de até 79 quilômetros no ciclo PBEV a 110 quilômetros no ciclo WLTP. Dois carregadores acompanham o carro: o Flex Charger portátil de até 11 kW e o Wallbox de até 22 kW para recargas em casa e viagens.