A Maverik híbrida chegou ao Brasil. A picape Ford é primeira no país com sistema de propulsão que combina motores a combustão e elétricos. A importadora garante que a autonomia supera os 800 quilômetros com consumo combinado de 14,6 km/l. Em versão única, a Ford Maverick Hybrid Lariat mantém o preço da versão FX4 a combustão de R$ 244.890.
O sistema de propulsão híbrida da Maverick combina um motor Atkinson 2.5 a gasolina e um motor elétrico que reforça a sua proposta de uso urbano. A potência combinada de 194 cv e força (torque) de 21,41 kgfm são distribuídas pela transmissão e-CVT. O conjunto conta ainda com um segundo motor elétrico que atua como gerador.
Os motores elétricos e a combustão atuam na tração dianteira.
A seleção de uso individual ou conjunto é automática e visa o melhor desempenho e rendimento com base na demanda de força e potência e nível de carga da bateria.
A bateria de tração de íons de lítio é de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Com peso de 27 quilos, fica sob o assoalhado sem comprometer no espaço da cabine.
O sistema de freio regenerativo com assistência em rampas, a grade aerodinâmica ativa, o Start-Stop e os pneus 225/60 R18 ajudam a Maverick Hybrid chegar ao consumo combinado de 14,6 km/l (Inmetro). Na cidade, a picape híbrida faz 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Com o tanque de combustível de 57 litros, a autonomia supera os 800 quilômetros.
O comportamento da Maverick nas ruas e estradas é garantido pela suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, e a traseira conta com eixo de torção e molas de força vetorada.
A Maverick tem cinco modos de condução: Normal, Rebocar, Escorregadio, Eco e Esportivo que ajustam os controle de estabilidade e tração, o acelerador e a direção para otimizar o desempenho e a segurança em cada condição de rodagem.
Interior e tecnologia
Com 5,110 metros de comprimento e altura de 1,733 m, a distância entre-eixos é de 3,076 m. O volante revestido em couro conta com ajuste de altura e profundidade.
Os bancos com acabamento premium possuem regulagem elétrica para o motorista e manual para o passageiro. O freio de estacionamento é elétrico. O interior possui diversos porta objetos incluindo compartimento sob o banco traseiro.
Acesso por aproximação, partida por botão, o quadro digital de instrumentos é de 6,5 polegadas. O mulltimídia SYNC com tela de 8 polegadas interativo om Android Auto e Apple CarPlay e mostra também as imagens da câmera de ré.
Com ar-condicionado digital de duas zonas, conta com quatro entradas USB tipo A e tipo C e tomada 12 V na traseira. O aplicativo FordPass permite comandar diversas funções a distância e também oferece informações em tempo real.
A caçamba funcional tem capacidade de 943 litros e 659 quilos. Revestida com material resistente, possui compartimentos nas laterais. A tampa pode ser aberta em posição intermediária para transportar objetos maiores e a preparação de engate permite rebocar até 400 quilos.
Faróis em LED com acendimento e regulagem automáticos, a picape traz sete airbags, assistentes de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, de partida em rampa e de frenagem pós-colisão. Também controles eletrônicos de estabilidade e tração, e monitoramento de pressão dos pneus, entre outros recursos de segurança.
Vermelho Aurora, laranja Delhi, azul Lyse e Malacara, cinza Dover, prata Orvalho, cinza Torres, preto Astúrias, branco Ártico e a nova azul Atlas são as cores disponíveis da Maverick.
Capota rígida elétrica e manual, capota marítima, santantônio, estribos, alargador de paralama, entrada de ar do capô e aerofólio da cabine, sensor de estacionamento, ponteira de engate, suporte para bicicleta, extensor/divisor de caçamba e caixas organizadoras estão entre os itens de acessórios disponíveis.