Os aperfeiçoamentos visuais, mas principalmente as modificações mecânicas aumentaram a competividade do Polo. A troca do conjunto propulsor de menor potência e força não comprometeu o comportamento do hatch e reduziu o consumo de combustível. Rodamos 600 quilômetros com um Volkswagen Polo Highline 170 TSI 2023, que tem preço de R$ 109.990.
A reestilização visual do Polo remete parcialmente ao modelo europeu, com destaque para a frente. O acabamento interno foi aperfeiçoado e o VW Play traz novas funções e aplicativos. Até a chegada da configuração esportiva GTS, no começo de janeiro, o Highline foi a versão topo de linha da família Polo.
Os novos grupo ópticos e para-choque com entradas de ar maiores valorizam a frente. Os faróis são full LED e as luzes diurnas (DRL) e os sinalizadores em LED têm detalhe em preto brilhante.
As rodas de liga leve de 16 polegadas com novo desenho contam com pneus 195/55 R1.
As lanternas traseiras trazem nova assinatura, com logo e nome do carro centralizados.
Sofisticada configuração
O acabamento interno foi atualizado com novos bancos esportivos inteiros e painéis das portas em couro sintético e detalhes em preto brilhante. Com acesso por aproximação e direção elétrica, a partida é por botão.
Tem volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade. O quadro digital de instrumentos é de 10 polegadas. O ar-condicionado digital automático Climatronic tem saída para o banco traseiro.
A central multimídia VW Play tem tela de 10,15 polegadas sensível ao toque e comando por voz e interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Mostra também a imagem da câmera de ré.
O hatch traz ainda sensores de estacionamento e de chuva, carga do celular por indução e duas portas USB C para o banco traseiro. Com cinco lugares, acomoda bem quatro adultos e uma criança. O porta-malas leva 300 litros.
O novo conjunto propulsor combina o motor 170 TSI de 108 cv (gasolina) a 116 cv (etanol) e força (torque) de 16,8 kgfm com o câmbio automático de seis velocidades e a tração dianteira. A potência e força são adequados para um bom desempenho do Polo Highline.
A dirigibilidade sempre foi destaque do hatch Volkswagen. A redução da potência e força do motor não comprometeram o bom comportamento nas ruas e estradas, que ficou próximo do modelo anterior, mais potente.
Ágil nas ruas, a troca suave de marchas garantiu a potência e força para arrancadas nas sinaleiras ou a força de retomadas de velocidade e ultrapassagens seguras. Importante também para enfrentar o anda e para do trânsito congestionado.
Nas rodovias, o Polo acompanhou tranquilo o fluxo da BR/290, da autoestrada Porto Alegre/Osório e da BR/101, até a divisa com Santa Catarina. O câmbio gerenciou a potência e força necessárias para retomadas de velocidade e ultrapassagens. O mesmo ocorreu na pista simples da Estrada do Mar, onde o hatch Volkswagen acompanhou e rodou na frente de concorrentes do seu segmento e até de modelos mais potentes.
A boa suspensão privilegia o conforto e ignora o piso irregular, as lombadas e os quebra-molas, comuns nas nossas ruas e estradas. A estabilidade foi perfeita e a inclinação foi mínima nas curvas acentuadas em velocidades elevadas. Os freios foram eficientes e, apesar da troca dos discos por tambores nas rodas traseiras, não comprometeram a segurança. A condução foi facilitada por recursos eletrônicos que também aumentaram a segurança.
O consumo de combustível do Polo Highline superou a expectativa. Rodando sempre com gasolina, nossas médias ficaram de 9,9km/l a 13,6 km/l na cidade, dependendo do fluxo, de 14,9 km/l a 21,3 km/l, na velocidade constante de 80 km/h, e de 13,9 km/l a 18,1 km/l rodando a 110 km/h.
Conclusão
Os aperfeiçoamentos e modificações deram ao Polo Highline condições para enfrentar em vantagem os principais concorrentes como uma das melhores do seu segmento. A troca do motor de menor potência e dos freios a disco por tambor nas rodas traseiras não comprometeram o hatch Volkswagen. O comportamento ficou próximo do modelo anterior, principalmente no trânsito urbano.
Como sempre, na decisão de compra, devem ser avaliados os objetivos, o uso e a relação às demais configurações do hatch Volkswagen e dos concorrentes.