Lançada na Alemanha em 1995, dois anos depois, a Sprinter chega ao Brasil. A Mercedes-Benz comemora os 25 anos do seu primeiro veículo de transporte que recebeu um nome próprio e hoje identifica uma ampla gama de produtos. No segmento de veículos comerciais de carga e passageiros com peso bruto entre três, três e meia e cinco toneladas, mais de 3,8 milhões de Sprinter rodam pelo mundo e 180 mil pelas ruas e estradas brasileiras.
O ano de 2023 será intenso e elétrico
CARLOS GARCIA
Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil
A convivência da Sprinter com os brasileiros foi destacada pelo presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Carlos Garcia durante evento alusivo aos 25 anos do veículo realizado no Velopark, em Nova Santa Rita (RS).
O executivo destacou que o veículo participa de forma direta ou indireta da vida diária de toda a população do país.
Garcia lembrou a presença da Sprinter no serviço de entregas para o e-commerce, uma área de atuação cada vez mais importante, em que a Sprinter tem papel de destaque. Reiterou a interação com o cliente ao longo dos 25 anos e “a garantia de que a Mercedes-Benz continuará na vanguarda deste importante segmento”.
Sobre a e-Sprinter, lançada na Europa, Garcia lembrou que a demanda de veículos comerciais elétricos ainda é pequena.
Afirmou que ainda não tem previsão para a chegada da opção elétrica no país.
O executivo revelou que a filial brasileira está estudando o comportamento do mercado e no momento oportuno decidirá.
Trajetória e versatilidade
A Sprinter é fabricada na planta da Mercedes-Benz em Virrey del Pino, na província de Buenos Aires (Argentina) desde 1996. No Brasil, o veículo comercial médio é comercializado pela rede de marca alemã que conta com mais de 180 pontos.
A Sprinter chegou ao Brasil em 1997. Em constante evolução, a segunda geração, em 2012, trouxe sistemas de assistência como o controle eletrônico de estabilidade, freios ABS e airbag para o motorista.
Com quatro diferentes versões - van para passageiros, furgão vidrado, furgão, ou chassi com cabine - a Sprinter conta com 87 possibilidades de configuração. São alternativas para transporte escolar, turismo, traslados, transporte urbano e fretamento aos furgões para serviços de entrega e chassis com cabine voltados para o transporte de mercadorias. Ainda utilizações como ambulâncias, veículos de segurança e motorhomes.
A terceira geração, a atual, avançou na tecnologia. Novos recursos foram incorporados como o controle de estabilidade adaptativo, assistentes de partida em rampa, ativo de frenagem e assistente de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmera de ré.
Partida por botão, direção elétrica, volante multifuncional, ar-condicionado digital e sistema multimídia aproximam o interior da Sprinter ao de um automóvel. O sistema MBUX, com tela de sete polegadas sensível ao toque, é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos, entradas USB e Bluetooth.
Propulsão e capacidades
A nova linha Sprinter Street 315 CDI, lançada em março deste ano, traz o motor a diesel atualizado. Com bloco em alumínio, o quatro cilindros de 163 cv atua com a transmissão manual de seis marchas. A Mercedes-Benz destaca que o novo propulsor, segundo os critérios de medição do Inmetro, o consumo é 6% menor na cidade e 11% melhor na estrada em relação ao anterior.
A flexibilidade da Sprinter com as versões para o uso variado de furgão, van e chassi com cabine aumentou na terceira geração. O novo furgão vidrado possibilita uma ampla variedade de configurações para transporte de pessoas.
As opções para os furgões são 16. Os furgões Sprinter 314 CDI Street, 315 CDI Street e 416 CDI têm três opções de comprimento: curto, longo e extralongo. Com capacidade volumétrica são quatro - 7,5 metros cúbicos, 9 m³, 10,5 m³ e 14 m³.
O 516 CDI tem versões com 14 m³ e 15,5 m³ e duas opções de distância entre eixos. As versões Street podem ser dirigidas por motoristas com habilitação categoria B. Vários pacotes de acabamento são oferecidos para cada modelo, multiplicando a diversidade à disposição dos compradores.
A Sprinter Van tem cinco diferentes capacidades (passageiros + motorista): 9+1, 15+1, 17+1, 19+1 e 20+1. Vários pacotes de equipamento incluem itens de conforto como ar-condicionado frontal e traseiro e assentos de luxo e recursos tecnológicos, como o piloto automático, entre outros.
Aplicações especiais
A Sprinter Truck, chassi com cabine, possibilita adaptações para as mais diversas finalidades. São três opções básicas com capacidade de carga de 3.500 quilos, 4.100 quilos e 5.000 quilos. A primeira e a última têm duas variantes de distância entre eixos.
Todas as versões podem ter pacote Comfort ou Hi-Tech e a Sprinter Truck 516 CDI, com maior distância entre eixos, conta também com o pacote Motorhome.
A Sprinter tem um ano de garantia e que pode ser ampliada por mais um ou dois anos com a contratação da Garantia Adicional. A extensão cobre, além do powertrain, o sistema de injeção, sistemas elétricos do motor e do veículo, suspensão, direção, ar-condicionado e freios.