O visual ousado de um carro de corridas, o alto desempenho e a avançada tecnologia das pistas desenvolvidos no 911 GT3 RS chegam às ruas e estradas. Com motor de 525cv, câmbio automatizado e equipamentos de competição, o esportivo alemão de alta performance acelera de 100 km/h em 3,2 segundos e alcança velocidade máxima de 296 km/h. À venda no Brasil por encomenda, o Porsche 911 GTS RS tem preço público sugerido de R$ 1.769.000.
O novo 911 GT3 RS traz o conceito de radiador central inspirado pelo automobilismo e substitui os três radiadores visto nos carros. Centralizado no nariz do veículo, posicionado onde o bagageiro está localizado nos modelos 911, abriu espaço nas laterais os elementos aerodinâmicos ativos.
A pressão aerodinâmica é 409 quilos a 200 km/h e chega a 606 quilos a 285 km/h. A carga aerodinâmica total é de 860 quilos destaca a montadora alemã.
Avançada aerodinâmica
O design, os componentes, os materiais utilizados e a tecnologia privilegiam a aerodinâmica do novo 911 GT3 RS como o separador de ar que substituiu o spoiller dianteiro, o radiador central, os diversos difusores de ar ou o generoso aerofólio traseiro formado por uma unidade fixa e outra ajustável. Usado pela primeira vez em um veículo pela Porsche, a borda superior é maior que o teto do automóvel.
A suspensão, os sistemas de assistência de condução e de direcionamento do eixo traseiro receberam uma configuração ainda mais dinâmica. Os três modos de condução - Normal, Sport e Track - permitem múltiplas configurações. Também são ajustáveis os estágios do controle de estabilidade e tração. Os ajustes são mostrados por gráficos no quadro de instrumentos.
O 911 GT3 RS conta também com interface visual para pista já conhecida no 911 GT3. Por uma tecla, o condutor pode reduzir e concentrar a orientação visual das telas para apenas as informações essenciais. Os indicadores de mudança de marchas à esquerda e à direita do tacômetro analógico também foram trazidos do GT3.
O motor boxer de seis cilindros 4.0 aspirado de altas rotações e 525cv atua combinado como câmbio automatizado de dupla embreagem (PDK) de sete velocidades. O 911 GT3 RS acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 296 km/h.
O sistema de freios foi redimensionado com discos em compósito de cerâmica (item de série para o Brasil) de 410 milímetros no eixo dianteiro e 390 mm no eixo traseiro. São de série as rodas de liga leve de aro 20 e 21 e pneus esportivos para estrada 275/35 R 20 na frente e 335/30 R21 na traseira.
Interior esportivo
O uso de fibra de carbono na construção do 911 GT3 RS reduziu o peso para 1.450 quilos. As portas, aerofólios dianteiros, teto e tampa dianteira são feitos do material. Também usado no interior como nos bancos em concha. O interior do esportivo GT segue o estilo RS com acabamento em couro preto, Racetex e fibra de carbono.
O pacote Clubsport, disponível para o 911 GT3 RS sem custo adicional, inclui uma gaiola de proteção em aço atrás dos bancos, extintor de incêndio portátil e cintos de segurança de seis pontos para o condutor.
O pacote Weissach,de valor adicional, inclui ainda tampa frontal, teto, partes do aerofólio traseiro e a estrutura superior dos espelhos externos com acabamento em fibra de carbono, entre outros componentes. A gaiola de proteção em fibra de carbono reduz cerca de seis quilos comparado à versão de aço. Disponível como opcional com o pacote Weissach, as rodas forjadas de magnésio são oito quilos mais leves. No total, o pacote Weissach reduz chega a cerca de 22 quilos.