A condução de um carro elétrico surpreende a todo momento. Com o C40 Recharge não foi diferente. O Volvo mostrou seu conforto, desempenho e tecnologia nos 500 quilômetros que rodamos nas ruas e estradas gaúchas. O crossover repetiu o comportamento do irmão utilitário esportivo, o XC40. Como quando dirigimos um carro 100% elétrico, a atenção com a autonomia foi constante. O Volvo C40 Recharge Pure Eletric tem preço sugerido a partir de R$ 419.950,00.
Como os Audi e-tron, Mini Cooper, Nissan Leaf, BYD Han e Volvo XC 40, entre outros carros elétricos que já conduzimos, o conforto, o silêncio, a potência e a força fizeram a diferença.
Como em todos, também a consulta ao nível de carga da bateria que sofre alterações rápidas em função da aceleração, principalmente na estrada, foi recorrente. Como recurso, o multimídia indica os eletro pontos de recarga mais próximos.
Primeiro carro da Volvo desenvolvido para ser elétrico, o C40 compartilha a plataforma CMA, o conjunto propulsor e interior com o XC40 que teve versões a combustão e híbrida antes da elétrica. O novo crossover da marca sueca combina as linhas de um utilitário esportivo com um cupê.
Os faróis com nova tecnologia de 84 pixels em LED e a assinatura com luzes diurnas (DRL) também em LED seguem o conceito do martelo de Thor e valorizam o visual do crossover. Como os aerofólios e spoilers traseiros também contribuem para a aerodinâmica e, segundo a Volvo, para o aumento da autonomia em torno de 5%.
Acesso por aproximação, o bonito interior funcional e moderno segue o conceito livre de couro com revestimento em Nordico. O sofisticado revestimento valoriza o tecido sintético desenvolvido pela Volvo, o Mycrotech, que combina polímero e fibra de seda. Os tapetes são azuis.
Com 4,431 metros de comprimento, 1,873 de largura e 1,582 de altura, a distância entre eixos de 2,792 m, o C40 acomoda bem quatro adultos. O condutor e acompanhante contam com generoso espaço. No banco traseiro, o teto tipo cupê e o túnel limitam o conforto. O bom porta-malas leva 413 litros, suficiente para a bagagem de uma família.
Direção elétrica e volante multifuncional, o quadro digital de instrumentos programável tem tela de nove polegadas com diversas funções.
A carga da bateria e o consumo de energia também são mostrados pelo quadro de instrumentos.
A central multimídia com tela vertical de 12,3 polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativa com Android Auto, AppleCarPlay e aplicativos. Traz integrado o Google Assistant com Google Maps e Google Play Store. O áudio premium Harman Kardon de 660 watts conta com 13 alto-falantes. O teto solar panorâmico dispensa cortina.
O crossover Volvo traz recursos eletrônicos de assistência à condução que aumentam a segurança. São controle de velocidade adaptativo, câmera 360 graus, alertas de tráfego cruzado, de mudança de faixa e ponto cego equipam o Volvo elétrico. O City Safety reconhece pedestres, ciclistas e animais e atuar nos freios e volante para evitar ou reduzir o risco de acidente.
Alto desempenho
O comportamento esportivo do crossover entusiasmou. Sobrou potência e força ao conjunto propulsor que combina dois motores com 413cv e torque de 67,3 kgfm. Apesar das 2,2 toneladas, o C40 foi rápido na cidade e mostrou sua versatilidade da estrada onde a principal preocupação foi manter ao limites de velocidade. Afinal, segundo a Volvo, o crossover acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
O Volvo é o tipo de carro que agrada pelo conjunto. A partida dispensa chave ou botão, o volante é multifuncional e a maioria dos comandos são feitos por toque na tela digital, o que nem sempre facilita a operação. Também o teto tipo cupê prejudica a visibilidade traseira, recuperada pelos retrovisores e câmera.
A ótima suspensão ignorou as irregularidades do pavimento, em especial na cidade, e foi perfeita nas estradas para a Serra e o Litoral. Até pareceu que o C40 foi desenvolvido para desconhecer buracos, quebra-molas, curvas ou trechos mais sinuosos.
A função One Pedal facilitou a condução com o controle da aceleração e frenagem feito apenas pela pressão no acelerador. O sistema também aumentou a regeneração de energia e ajudou manter carga suficiente para períodos mais longos.
A carga completa da bateria de 78 kWh leva 7,5 horas em tomada comum. Em carregadores rápidos, 80% da carga leva 40 minutos. Começamos o test drive com a carga total e por duas vezes aproveitamentos para recarga nos pontos de um shopping. Depois de rodar quase 500 quilômetros, devolvermos o C40 com ainda 20% da carga da bateria.
Como os carros elétricos que dirigimos em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Estado, a rede recarga da bateria ainda é pequena. O aumento da frota dos carros elétricos sobrecarrega os pontos existentes. As principais marcas que vendem carros elétricos no país, como BMW, Nissan, Porsche e Volvo, entre outras, investem no crescimento de suas redes.
Conclusão
As qualidades do C40 o credenciam para conquistar espaço no seu segmento. O crossover repete o comportamento, conforto, conectividade e segurança do irmão utilitário esportivo. Como a maioria dos carros elétricos disponíveis no país, tem limitação pelo preço e também pela ainda reduzida rede de postos de recarga de baterias. Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar relação custo-benefício em função do uso, inclusive com o irmão XC40 Recharge Pure Eletric.