Se o visual forte combinado com as linhas elegantes, as barras flutuantes no teto e a pintura em dois tons chamam a atenção, o conjunto propulsor, o acabamento interno e os recursos eletrônicos valorizam as qualidades do C4 Cactus. O utilitário esportivo Citroën provou sua versatilidade nos 600 quilômetros que rodamos com a versão topo de linha. Com opcionais, o Citroën C4 Shine Pack THP 1.6 A/T tem preço de R$ 133.014,00.
Os detalhes fazem a diferença no visual, interior e propulsão do C4, como o contraste da pintura da carroceria com o teto, a capa dos retrovisores e a cobertura dos faróis auxiliares nas pontas do para-choque ou nas laterais. O Chevron tridimensional cromado, as luzes diurnas (DRL) em LED, as rodas de 17 polegadas, o aerofólio e as lanternas traseiras em 3D, também LED, completam o conjunto.
O bom acabamento interno do Cactus combina couro nos bancos, tecido no painel e laterais das portas e o plástico rígido. O espaço acomoda bem, com conforto, o condutor e acompanhante, além de dois adultos e uma criança no banco traseiro.
Acesso por aproximação e partida por botão a direção elétrica teve respostas rápidas e, junto com a câmera de ré, facilitou as manobras de estacionamento.
Volante multifuncional, o quadro digital de instrumentos combina informações numéricas e por barras. O multimídia com tela de sete polegadas sensível toque é interativa com Android Auto, Apple CarPlay, navegação por GPS e aplicativos.
O comando do ar-condicionado automático digital pela tela nem sempre facilita o controle da temperatura. O sistema de aúdio Hi-Fi, conta com Bluetooth, viva-voz, MP3 e entrada auxiliar.
O porta-malas leva de 320 litros a 1.70 litros com o banco traseiro rebatido.
Comportamento dinâmico
Os 166cv (173cv com etanol) e força (torque) de 24,5 kgfm com gasolina foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades e trocas suaves de marcha. Nas ruas, o Cactus andou bem com respostas rápidas ao acelerador. A elasticidade do motor também garantiu agilidade no trânsito urbano.
O bom desempenho do motor turbo garantiu ultrapassagens seguras, principalmente em estradas de pista simples e em trechos de serra ou ótimas retomadas de velocidade em autoestrada. Com pouco mais de 1.200 quilos, sobrou potência e força. O Cactus conta com três modos de condução, além de recurso que adapta a tração aos diferentes tipos de terreno. O nível de ruído interno foi mínimo.
A suspensão macia mas firme - McPherson na frente, e eixo de torção atrás - privilegiou o conforto. Com a elevada altura do solo e rodas de alumínio aro 17 e pneus 2025/55 R17, o crossover ignorou irregularidades do pavimento, quebra-molas e lombadas comuns nas nossas ruas e estradas.
Em curvas, nos limites de velocidade, a carroceria do C4 teve um leve balanço sem comprometer a segurança.
Os freios a disco nas quatro rodas foram eficientes e pararam bem o utilitário esportivo quando preciso.
Auxílio à condução
Os recursos eletrônicos como o controle e limitador eletrônico de velocidade, sistema de frenagem automática e alertas de colisão, de saída de faixa facilitaram a condução e aumentaram a segurança, principalmente sob chuva. Para completar, airbags frontais, laterais de cortina, acionamento automático dos faróis e limpadores do para-brisa e monitor da pressão dos pneus, entre outros.
Rodando com gasolina, o consumo médio ficou entre 8,6 km/l a 11,8 km/l acompanhando o fluxo urbano.
Na estrada, em velocidade constante as médias foram de 14,3 km/h a 17,8 km/l, a 80 km/h, e de 12,9 km/l a 15,1 km/l, a 110 km/h na estrada.
Conclusão
Visual ousado, bem completo, espaço e conforto interno e o eficiente conjunto propulsor e garantem ao Citroën C4 Shine Pack THP 1.6 A/T ótimo comportamento . Os recursos eletrônicos auxiliam a condução e aumentam a segurança. Como sempre, deve ser avaliada a relação custo/benefício em relação à outras versões do Cactus e dos concorrentes.