O conforto, a segurança e a versatilidade garantem ao novo City hatch qualidades para conquistar o seu espaço. Com comportamento semelhante ao sedã, compartilha o conjunto propulsor, equipamentos e tecnologia com o irmão. Bem completo, na versão topo de linha, tem preço de R$ 129.400. Rodamos 500 quilômetros pelas ruas e estradas gaúchas com o Honda City Hatchback Touring 2022.
O comportamento e as qualidades do City hatch remete ao irmão sedã. Com a missão de substituir o Fit, traz a versatilidade do monovolume com o sistema de modular dos bancos, o Magic Seat. Permite diferentes configurações para quem precisa de espaço para bagagem. No Utility, um dos quatro modos disponíveis, a área chega ao volume de 1.168 litros.
A carroceria mais larga, longa e baixa em relação ao sedã valoriza a esportividade. Vincos marcam o visual na frente, nas laterais e na traseira.
No interior, destaque para a qualidade do bom acabamento com couro e materiais especiais macios ao toque. Com 4,341 metros de comprimento, 1,748 metro de largura e 1,748 metro de altura, a distância entre eixos é de 2,60 m, o que garante bom espaço para os ocupantes.
Interior premium
Tem acesso por aproximação e partida por botão. A direção elétrica macia e precisa facilitou a condução. O quadro digital de instrumentos em TFT de sete polegadas nos permitiu múltiplas configurações acompanhando o uso do carro. Os bancos revestidos em couro contam com apoios laterais.
A conectividade do hacth foi ótima. A central multimídia com tela de oito polegadas é sensível ao toque e comando por voz. Interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio, foi intuitiva, o que facilitou o uso dos recursos do celular.
A tela também mostrou as imagens das câmeras lateral e de ré multivisão, o que aumentou a segurança, mas pode confundir o condutor com o uso do GPS ou Waze. O ar-condicionado automático digital, eficiente, além da climatização, desembaçou rápido os vidros quando necessário. Tem ainda sensores de estacionamento dianteiros.
Comportamento dinâmico
O comportamento do novo City 2022 hatch foi ótimo tanto nas ruas quanto nas estradas com conforto e segurança nos mais diversos fluxos de tráfego. O hatch praticamente repetiu o desempenho do sedã em que rodamos cerca de 800 quilômetros, dos quais 300 quilômetros na cidade de São Paulo e rodovias da região de Itú. Com o hatch rodamos 200 quilômetros na região metropolitana de Porto Alegre e posteriormente mais 500 quilômetros incluindo a serra e o litoral. Sempre com conforto e segurança.
O hatch rodou tranquilo e, no anda e para do trânsito, o câmbio automático tipo contínuo variável (CVT) foi perfeito. Os 126 cv de potência e força (torque) de 15,5 kgfm com gasolina ou etanol do novo motor 1.5 16V, aspirado e injeção direta de combustível, atenderam as necessidades do hatch.
Na autoestrada de velocidades mais elevadas ou rodovias da Serra, bastou a troca sequencial de marchas para respostas rápidas do CVT que simula sete marchas. O silêncio e a precisão com que o City Touring rodou foram facilitados pela suspensão tipo McPherson na frente e eixo de torção na traseira.
Nas diversas situações, a suspensão absorveu as irregularidades do pavimento com reduzido nível de ruído e vibração. Ignorou lombadas, quebra-molas e buracos do piso. A oscilação da carroceria foi mínima, mesmo em situações mais adversas.
Segurança e tecnologia
A segurança chamou a atenção principalmente nos trechos sinuosos da Serra ou nas curvas acentuados nas rodovias do litoral. Os recursos eletrônicos do Honda Sensing auxiliaram a condução e aumentaram o conforto e a segurança. O assistente de permanência em faixa centralizou o City na pista, ajudou fazer as curvas e, com sinais sonoro e visual, alertou quando tirei a mão do volante por breves segundos. O conforto do hatch foi igual ao do sedã.
O compacto Honda traz ainda recursos como controles eletrônicos de velocidade adaptativos, de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, redução de ponto cego (Lane Watch), sistema de luzes de emergência, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), Isofix e alerta pressão dos pneus, entre outros.
Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo de combustível do City hatch com gasolina na cidade é de 13,3 km/l com gasolina e nas rodovias de 14,8 km/l. Durante nosso teste, no trânsito urbano acompanhando o fluxo, as médias ficaram de 11,2 km/l a 14, 2 km/l. Em velocidade constante nas rodovias, foram de 14,9 km/l a 20,8 km/l, a 80 km/l, e de 13,6 km/l a 17,2 km/l, a 110 km/l.
Conclusão
As qualidades e a versatilidade do novo City Touring 2022 se enquadram na proposta da Honda de substituir o monovolume Fit pelo hatch. Bem completo, com bom acabamento, conectividade e conjunto propulsor adequados, o City tem como destaque a segurança garantida pelo Honda Sensign com recursos que facilitam a condução e reduzem o risco de acidentes. Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar relação custo-benefício em função do uso.