O hiperesportivo Mercedes-AMG ONE chegou. Com a tecnologia da Formula 1, o conjunto propulsor híbrido gera 1.063cv de potência e chega a velocidade máxima de 352 km/h limitada eletronicamente. Sua apresentação mundial ocorreu nesta segunda-feira (1) para marcar os 55 anos da marca de alto desempenho do grupo alemão. A edição limitada de 275 unidades, incluindo três para brasileiros, já foi toda vendida.
Apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 2017, como protótipo, o desenvolvimento do hipercarro foi realizado em conjunto pelas engenharias da AMG e Fórmula 1 da Mercedes-AMG High Performance Powertrains.
A tecnologia das pistas de corrida vai do monocoque e carroceria de fibra de carbono e ao conjunto propulsor como motor/transmissão, aerodinâmica ativa e suspensão push-rod.
Conjunto propulsor
A tração integral variável AMG Performance 4MATIC+ atua com eixo traseiro de tração híbrida e eixo dianteiro. Com seis modos de condução, o hiperesportivo também pode rodar 18,1 quilômetros apenas em modo elétrico. A tração híbrida derivada da Fórmula 1 combina o motor à combustão turbo alimentado e quatro motores elétricos. Um dos quais foi integrado ao turbo compressor, outro foi instalado diretamente no motor à combustão e dois motores acionam as rodas dianteiras.
O motor a gasolina híbrido V6 1.6 com turbo compressor utiliza a tecnologia da atual unidade de potência da Fórmula 1. O motor, montado na posição central na frente do eixo traseiro de 574cv atua com quatro elétricos de que geram 611cv. A potência combinada é de 1063cv. A rotação foi propulsor a combustão foi limitada em 11.000 rpm para maior durabilidade e o uso de gasolina super plus comercial. O câmbio automatizado é de sete marchas.
As baterias de íons de lítio também são desenvolvimento especial da Mercedes-AMG com a tecnologia dos modelos híbridos da Fórmula 1. Elas combinam alta potência e baixo peso para aumentar o desempenho geral. A rápida carga e descarga de energia oferece o máximo em performance e eficiência.
O AMG One conta com sistema de asa móvel semelhante ao dos monopostos da F 1 e acionados por botão no volante como nos carros de corrida. O sistema de freios com discos de fibra de carbono e pinças de seis pistões nas rodas dianteiras e quatro pistões nas traseiras.
Fibra de carbono
O interior minimalista combina fibra de carbono com materiais como couro e microfibra e metal. Com dois lugares, os encostos dos assentos são ajustáveis em duas posições, e os pedais e o apoio para os pés do acompanhante também tem ajustes.
O volante, achatado nas bases, conta com regulagem elétrica e airbag integrado. O quadro digital de instrumentos, em posição elevada, e a central multimídia têm telas de 10 polegadas com imagens de alta resolução. O AMG One tem ar-condicionado e vidros elétricos, entre outros .
Com 1.695 quilos, o AMG One acelera de 0 a 100 k/h em 2,9 segundos, de 0 a 200 km/h em 7 segundos e de 0 a 300 km/h em 15,6 segundos. O consumo combinado de combustível (WLTP) é de 8,7 litros por 100 km.