O novo conjunto propulsor com motor 2.0 turbo, câmbio automático triptronic e a tração quattro, aperfeiçoamentos visuais e no interior e a versão Sportback são as novidades do Q3. As duas opções chegam importadas da Hungria e no segundo semestre serão montadas na fábrica da Audi em São José dos Pinhais (PR). O Audi Q3 tem preços de R$ 273.990, na versão Prestige, a R$ 315.990, na Performance Black, e o Q3 Sportback, de R$ 315.990, na opção Performance, a R$ 339.990, na Performance Black.
Fabricados em Gyor, o utilitário esportivo e o utilitário esportivo cupê são equipados com novo conjunto propulsor.
O motor de quatro cilindros 2.0 TSFI turbo de injeção direta à gasolina de 231cv e força (torque) de 34,7 kgfm atua com a transmissão automática tiptronic de oito velocidades e tração integral quattro. O Sportback acelera de 0 a 100 km/h em sete segundos e chega a velocidade máxima de 240 km/h.
Design atualizado
O Q3 Sportback chama atenção pelo porte. O visual dá a impressão que o veículo é maior em relação às suas dimensões. As linhas fluidas são marcadas por vincos. A grade Singleframe com interior em colmeia e moldura cromada segue a identidade da família Q. Os faróis são full LED e as luzes diurnas (DRL) dinâmicas são em LED. As entradas de ar trapezoidais são ligadas por uma lâmina horizontal no para-choques.
Os para lamas alargados com cobertura preta, a linha de cintura e o caimento do teto levemente inclinado criam a sensação de que o Sportback é mais comprido que o irmão, o utilitário esportivo Q3, embora a diferença de apenas 16 milímetros.
A traseira é marcada pelo para-choque esportivo integrado à caixa de rodas e cobre as saídas do escapamento. As lanternas tridimensionais são em LED.
Na versão Performance Black, o pacote S Line substitui a maioria dos cromados. A moldura da grade, os retrovisores, a moldura dos vidros e a antena são em preto brilhante. Apenas as identificações e a quatro argolas permanecem cromadas.
Conforto e conectividade
Acesso por aproximação e partida por botão, as linhas horizontais do interior criam a sensação de espaço. O acabamento interno em materiais nobres e macios ao toque destacam o volante revestido em couro perfurado, os bancos esportivos em Alcântara com ajustes elétricos e detalhes em alumínio.
O quadro digital de instrumentos, o Audi Virtual Cockpit, tem tela de TFT de 10,25 polegadas personalizável.
As imagens e gráficos são em alta resolução.
O painel é dividido em duas partes: a superior tem as saídas do ar-condicionado, e a inferior, os comandos de entretenimento, climatização, conectividade e operações do veículo. O painel central é inclinado em 10 graus ao motorista.
A central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. Mostra também imagens da câmera de ré. O ar-condicionado de duas zonas tem saída para os bancos traseiros.
Os bancos traseiros são divididos na proporção 40:20:40 e possuem inclinação ajustável em até sete estágios. Os assentos contam com trilhos e se deslocam até 130 milímetros. O porta-malas leva de 530 litros a 1.400 litros com os bancos rebaixados.
Tecnologia e segurança
O Audi Drive Select ajusta o motor, transmissão e direção para diferentes tipos de condução em seis modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road. No último, o controle de estabilidade eletrônico altera o sistema de controle de tração para o modo Off-Road e ativa funções como o sistema de assistência em declives.
O controle eletrônico de velocidade adaptativo, Stop&Go, aviso de saída de faixa e sistema de som Sonos 3D integram o Pacote Advanced, como opcional, para a versão Performance Black. O teto solar panorâmico é opcional na Performance e de série na Performance Black.
Retas e curvas sinuosas
O novo conjunto propulsor valorizou o comportamento do Q3 Sportback. O bom Q3, produzido em São José dos Pinhais (PR) entre 2016 e 2018, voltou na segunda geração. Os aperfeiçoamentos visuais, de conforto e tecnológicos, mas principalmente os novos motor, câmbio e tração fizeram muita diferença. Afinal são mais 50cv e quase 8 kgfm.
Nos 600 quilômetros entre São Paulo e Parati (RJ) que rodamos com o Sportback, sempre sobrou potência e força ao motor 2.0 TFSI. Os 231 cv e torque de 34,7 kgfm garantiram acelerações e respostas rápida nas e estradas. Na maioria das vezes, o problema foi manter os limites de velocidade. A direção macia e precisa, as trocas perfeitas e imperceptíveis do novo câmbio de oito velocidade e a suspensão firme sem comprometer o conforto.
Nas ótimas rodovias de São Paulo com limite de até 120 quilômetros por hora foi puro prazer conduzir Q3 Sportback. No percurso à cidade de Cunha e até Paraty (RJ) o utilitário esportivo cupê mostrou sua versatilidade. Ignorou trechos sinuosos de Serra do Mar e da Estrada Real. A tração quattro provou sua eficiência nas curvas mais fechadas e a inclinação da carroceria foi mínima. O silêncio interior chamou a atenção pela quase ausência de ruído.
O Audi Drive Select e os recursos eletrônicos como o sistema de permanência em faixa, e os controles de estabilidade e tração facilitaram a condução. O que também ocorreu em um trecho íngreme de terra. O ótimo comportamento do Sportback foi repetido na viagem de volta à cidade de São Paulo.
Viagem a convite da Audi Brasil