O Peugeot 208 agitará o segmento dos hatchs 1.0. O motor Firefly aumentará a competitividade do compacto francês. Com preços competitivos, as versões Like e Style, que compartilham o conjunto propulsor do Fiat Argo, puxarão as vendas da marca no país. A proposta da montadora é de um carro econômico, eficiente para o uso diário e com as qualidades da família 208. O Peugeot 208 1.0 Firefly tem preços de lançamento de R$ 72.990, na versão Like, e de R$ 79.990 , na Style.
Montado sobre a plataforma modular francesa CMP, a engenharia da Stellantis em Porto Real (RJ), Betim (MG) e Palomar (Argentina) realizou ajustes no 208 para receber o novo motor e componentes de origem italiana.
Entre as principais modificações estão as necessárias ao conjunto propulsor, suspensão e sistema elétrico.
Bloco em alumínio, o motor três cilindros 1.0 aspirado gera de 71cv e força (torque) de 10 kgfm com gasolina até 75cv e 10,7 kgfm com etanol. Nas duas versões a transmissão é manual de cinco marchas. Com selo A de eficiência pelo Inmetro, o 208 faz 14,7 km/l no transito urbano e 16,3 km/l em rodovia com gasolina, e 10,4 km/litro e 11,3 km/l com etanol.
Interior, recursos e detalhes
A multimídia Connect com tela de 10,3 polegadas e conexão Android Auto e Apple Car Play sem fio, entradas USB, luzes diurnas (DRL) em LED no formato de “Dente de Sabre”, vidros e retrovisores elétricos, quatro airbags, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, entre outros, são de série na versão Like.
Bem completa, a nova versão Style chega ao Brasil com o mesmo conteúdo do mercado europeu. O visual robusto e esportivo é valorizado pela grade em Dark Chrome, os faróis com detalhes cromados e tecnologia Full LED, e luzes diurnas (DRL) “dentes de sabre”.
As capas dos retrovisores são em preto brilhante e as rodas de 16 polegadas têm acabamento escurecido. Na traseira, o aerofólio em preto brilhante traz acabamento Black Diamond. A saída de escapamento tem ponteira cromada. O 208 Style ainda agrega teto panorâmico. Badges com denominação Style identificam a versão por fora e no interior.
A tela da central multimídia mostra também a imagem da câmera de ré e do sistema Visiopark 180º.
A recarga do celular é por indução e o hatch conta ainda com sensores de estacionamento traseiros.
O quadro instrumentos analógico digital i-Cockpit é programável. O pequeno volante Sport Drive tem bases achatadas.
A central multimídia conta ainda com o aplicativo CART que o pagamento de produtos e serviços.
Os clientes Peugeot ganham ainda 12 meses de mensalidade Conectcar e, como os demais modelos da marca. contam com o Peugeot Total Care.
Ágil na pista
A apresentação das novas versões do 208 foi no Autódromo de Capuava, próximo a Campinas (SP). No rápido teste na pista de traçado íngreme e sinuoso, o hatch com o motor 1.0 andou bem. O conjunto propulsor atendeu as necessidades dentre dos limites de potência e força.
A direção elétrica, o pequeno volante com as bases achatadas e o quadro de instrumentos analógico digital estimularam a condução. A suspensão bem ajustada garantiu perfeita aderência nas curvas mais fechadas em declive e velocidade elevada. O câmbio garantiu trocas precisas e rápidas de marchas e os freios eficientes quando preciso. Ficou a expectativa do desempenho no perímetro urbano em fluxo congestionado e no trânsito rodoviário.
Versões e preços
Peugeot 208
Like 1.0 MT - R$ 72.990
Style 1.0 MT - R$ 79.990
Active 1.6 AT - R$ 94.990
Allure 1.6 AT - R$ 99.990
Griffe 1.6 AT - R$ 109.990
e208 GT elétrico - R$ 241.990
Fonte: Peugeot
Viagem a convite da Peugeot