Repetir a versatilidade da mítica Kombi adequada ao mundo atual como um ícone da era elétrica será o desafio da ID. Buzz. Releitura atualizada da van que deixou sua marca por onde passou, conectada e com avançada tecnologia em duas versões, a venda da ID. Buzz 100% elétrica começará em maio e chegará em setembro ao mercado europeu. Quanto ao Brasil, não houve informação da Volkswagen, mas tudo indica que poderá ser importada.
O ID. Buzz e ID. Buzz Cargo se baseiam na primeira geração da Kombi original, a T1, e resgatam um dos ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica. Neutros em emissões de carbono durante o ciclo de vida, desde a fabricação até o transporte, utilizam materiais reciclados. O coeficiente de aerodinâmico de 0,285, na versão de passageiro, e de 0,29 no Cargo, o que privilegia a aerodinâmica e reduz o consumo de energia.
O visual cult remetem de forma estilizada à velha Kombi, que foi fabricado no Brasil até 2013, e combina duas cores com a parte superior sempre branca.
Os faróis com assinatura em LED são ligados por um filete. O para-choque traz na parte inferior grade tipo colmeia. As lanternas traseiras também são em LED e ligadas por uma faixa de luz. A pintura em dois tons é opcional. As rodas são de 18” no modelo de passageiros e de 18" a 21" no de carga.
Interior e tecnologia
O interior é revestido em materiais sustentáveis como no painel, bancos e laterais das portas. A tela digital do quadro de instrumentos é de 10” e da central multimídia de 10” ou 12”. Diversos porta objetos complementam o espaço.
“O ID. Buzz é um ícone genuíno da era elétrica. Um carro que só a Volkswagen pode construir.
RALF BRANDSTÄTTE
Presidente e CEO da marca Volkswagen
As novas versões da icônica Kombi são baseadas na plataforma modular elétrica MEB. Serão equipadas com uma bateria de 77 kWh e motor elétrico de 204 cv e força (torque) de 31,6 kgfm com tração no eixo traseiro. A recarga da bateria em corrente alternada é de 11 kW e, em estação de carga rápida de corrente contínua, de 170 kW e a carga sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
O ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo trazem avançados sistemas de auxilio ao condutor e de segurança, entre os quais tecnologia de condução parcialmente autônoma e memoria para estacionamento autônomo.
Passageiros e carga
Linhas limpas, o ID. Buzz tem 4,71 metros de comprimento, 1,98 de largura, 1,94 m de altura e distancia entre eixos de 2,99 m, o que garante amplo espaço interno. A versão de passageiros conta com cinco lugares e espaço para até 1.121 ou até 2.205 litros com a segunda fileira de bancos rebatida. Configurações com seis e sete lugares e distância entre eixos maior chegarão em médio prazo. Na versão Cargo, os dois ou três bancos são separados por divisória fixa do espaço de carga.
O ID. Buzz e ID. Buzz Cargo serão produzidos pela Volkswagen Commercial Vehicles em Hannover, na Alemanha. A montagem de algumas partes dos veículos chega a 90%. Na planta também são montados veículos híbridos.
Na década de 1950, a Kombi representava uma nova sensação de liberdade automotiva, independência e grande emoção
RALF BRANDSTÄTTE
Presidente e CEO da marca Volkswagen.
A boa e velha Kombi desembarcou no Brasil em 1950, importada da Alemanha. Sua trajetória se confunde com a história da indústria automotiva brasileira, do desenvolvimento e do avanço do transporte desbravando o interior do país. Três anos depois começou a montagem por CKD. A produção nacional começou em 2 de setembro de 1957, na fábrica da Rodovia Anchieta, em São Bernatdo Campo, no interior de São Paulo. A última Kombi foi produzida em 19 de dezembro de 2013 somando 1,56 milhão de unidades.