A família City cresceu. A nova versão hatchback compartilha as qualidades do irmão sedã como o conforto, a conectividade, o conjunto propulsor ou a segurança e avança na esportividade. Bem equipado, rodamos cerca de 200 quilômetros com o hacht na região metropolitana de Porto Alegre com a opção topo de linha. Com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IP) já aplicado pela marca japonesa, o Honda New City Hatchtback 2022 tem preços a partir de R$ 112.600, na versão EXL, e de R$ 120.300, na Touring, base Brasilia.
Como no sedã, a carroceria do hatch é mais larga, longa e baixa, o que destaca a esportividade. As linhas são marcadas pelos vincos na frente, laterais e traseira. As dimensões do City hatch, são iguais as do sedã fora o comprimento que é de 4,341 metros de comprimento, menos 28 centímetros. A largura é de 1,748 m, altura de 1,498 m de altura e distancia entre eixos de 2.60 m.
O conjunto óptico com faróis full LED, luzes diurnas, auxiliares de neblina e sinalizadores em LED separado pela grade frontal com detalhes cromados destaca o visual do hatch.
As rodas de liga leve são de aro de 16 com acabamento diamantado e pintura na cor preta.
As lanternas traseiras também são em LED.
Interior e propulsão
O interior, compartilhado com o irmão maior, tem revestimento em materiais especiais e superfícies macias ao toque. As duas versões do hatch têm acesso por aproximação e partida por botão. Direção elétrica, volante funcional, acesso por aproximação e partida por botão, o quadro digital de instrumentos é em TFT de sete polegadas configurável.
A central multimídia de oito polegadas sensível ao toque, interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio, também mostra imagens das câmeras laterais e de ré multivisão. O ar-condicionado é digital e todas as versões trazem sensores de estacionamento traseiros. A topo de linha Touring acrescenta ainda sensores de estacionamento dianteiros.
O espaço interno do City hatch é modulável pelo Magic Seat. O sistema conta com quatro modos de uso - Utility, Long, Tall e Refresh, que permite acomodar objetos de diferentes dimensões. No Utility, o espaço chega a 1.168 litros de volume.
O novo motor de quatro cilindros aspirado, bloco em alumínio, 1.5 16V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote, 126 cv de potência e força (torque) de 15,5 kgfm com gasolina ou etanol. O câmbio automático continuo variável (CVT) simula sete velocidades com a troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante.
Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo de combustível do novo City hatch (PBE) na cidade é de 9,1 km/l com etanol a 13,3km/l com gasolina. Em rodovias, de 10,5 km/l (etanol) e 14,8 km/l (gasolina).
Tecnologia e segurança
O New City hatch conta com Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor. motorista. Com imagens da câmera de visão ampla e de longa distância localizada centro superior do para-brisa, a tecnologia tem cinco funções: controle eletrônico de velocidade adaptativo, sistemas de frenagem para mitigação de colisão , que detecta e identifica pedestres e veículos, de assistência de permanência em faixa, mitigação de e ajuste automático de farol.
O compacto sedã traz ainda recursos como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva, Isofix e alerta pressão dos pneus, entre outros. O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível na versão Touring.
O vermelho Mercúrio e o cinza Grafeno perolizados serão cores exclusivas do hatch que compartilhará ainda as seis opções do sedã – branco Tafetá ( sólida); azul Cósmico, prata Platinum e cinza Barium (metálicas), e branco Topázio e preto Cristal (perolizadas). O interior será em couro preto para todas as cofres.
Ruas e estradas
O comportamento do novo City 2022 hatch foi muito próximo do sedã em que rodamos cerca de 800 quilômetros, dos quais 300 quilômetros na cidade de São Paulo e rodovias da região de Itú. Com o hatch foram 200 quilômetros na região metropolitana de Porto Alegre. Os dois modelos mostraram conforto, desempenho e segurança nas diversas situações de trânsito.
Nas ruas de Porto Alegre e cidades próximas, o hatch rodou tranquilo e, no anda e para do trânsito, o câmbio automático tipo continuo variável (CVT) foi perfeito. Rodamos com conforto, o que amenizou o estresse dos congestionamentos.
No tráfego pesado da BR/116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, os 126 cv e a força (torque) de 15,5 kgfm foram bem distribuídos pelo câmbio automático. As respostas foram rápidas pelo CVT ou pela troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante. Na BR/290, entre Gravataí e Porto Alegre, rodamos mais rápidos com segurança.
Os recursos eletrônicos do Honda Sensing auxiliaram a condução e aumentaram o conforto e a segurança. O assistente de permanência em faixa centralizou o City na pista, ajudou fazer as curvas e, com sinais sonoro e visual, alertou o condutor quando tirou a mão do volante por breves segundos. O conforto do hatch foi igual ao do sedã. A suspensão tipo McPherson na frente e multilink atrás absorveu as irregularidades do piso com reduzido nível de ruído e vibração.