A SF90 Spider, a primeira versão conversível híbrida plug-in da Ferrari, chega ao Brasil. O superesportivo promete novos padrões de desempenho, inovação e emoção ao dirigir. O conjunto híbrido, com um motor a propulsão e três elétricos, gera 1.000 cv, repete o comportamento da Stradelle e chega aos 340 quilômetros por hora. Importada pela Via Itália, representante oficial da marca italiana, a Ferrari SF90 Spider tem preço de R$ 8,4 milhões, o equivalente a mais de 70 Fiat Strada Ranch, a versão topo de linha do carro mais vendido no país em 2021.
O sistema híbrido plug-in da SF90 Spider é formado pelo motor V8 3.9 biturbo de 780 cv e três elétricos, um no eixo dianteiro e dois no traseiro, que geram 220 cv combinados com o câmbio automático de dupla embreagem e oito velocidades. O V8 é o propulsor mais potente construído pela marca italiana. A recuperação de energia ocorre nas desacelerações acentuadas. Em velocidades elevadas, os motores elétricos contribuem para a reduzir o tempo de resposta do motor a combustão, o que melhora a aceleração longitudinal e, portanto, o desempenho.
Os quatro modos de condução - eDrive, Hybrid, Performance e Qualify) são selecionados pelo eManettino. Como na SF90 Stradale, a SF90 Spider também tem tração integral (AWD). O conversível superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 2,5s e de 0 a 200 km/h em 7,0s. O eDrive desliga o motor a combustão e a tração é pelo propulsor elétrico do eixo dianteiro, permite percorrer até 25 km e a velocidade máxima é de 135 km/h. O Hybrid otimiza a eficiência do sistema e combina o funcionamento dos quatro motores. Performance -funciona apenas o motor a combustão. Qualify -potência máxima.
O sistema de controle dinâmico do carro foi aperfeiçoado com novos recursos de regulação distribuição da força do motor para as quatro rodas como o controle eletrônico de tração (eTC), vetorização de torque (tração elétrica no eixo dianteiro) e controle de freio por fio com ABS e EBD.
O ponto de partida para o design da SF90 Spider foi garantir que permanecesse o mais fiel possível ao estilo da SF90 Stradale. Quando na configuração conversível, a ausência do teto parece rebaixar o centro de gravidade do carro.
As três entradas de ar na frente resfriam os motores elétricos e as laterais o motor a combustão. Os faróis são tecnologia Matrix LED Highlight. Os tubos de escape altos dominam a traseira baixa . Anéis luminosos mais alongados criam uma percepção mais horizontal das lanternas traseiras.
Interior esportivo
O teto rígido retrátil abre ou fecha em 14 segundos e pode ser acionado com o carro em movimento. Com estrutura em alumínio é cerca de 40 kg mais leve que uma capota rígida retrátil convencional e ocupa o espaço de 100 litros.
O conceito olhos na estrada, mãos no volante, derivado das pistas, inclui um novo volante com touchpad que permite ao motorista o controle virtual de todos os aspectos do carro. O head-up display projeta no para-brisa as principais informações . O quadro digital de instrumentos tem tela curva HD de 16” que pode ser configurada e acessada pelo volante multifuncional.
A SF90 Spider conta com especificação de carro de pista. O pacote Assetto Fiorano inclui componentes exclusivos incluindo amortecedores Multimatic derivados da experiência de corrida GT da Ferrari e otimizados para uso em pista. Também adoção de materiais de alto desempenho como fibra de carbono e titânio que reduzem o peso do carro em 21 quilos, spoiler traseiro de fibra de carbono e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 que melhora o desempenho esportivo em pista.O Assetto Fiorano oferece uma pintura opcional em dois tons.
Manutenção
A garantia da SF90 Spider é de sete anos e abrange as manutenções regulares nos primeiros sete anos de vida do veículo.A manutenção regular – intervalos de 20 mil quilômetros ou uma vez por ano sem restrições de quilometragem - , peças de reposição originais.