O espaço, o conforto, o desempenho e os recursos para rodar em qualquer terreno qualificam a Maverick. A picape Ford chega em versão única com motor a gasolina, câmbio automático e tração 4x4. Bonita, robusta, com linhas que remetem a F-150 norte-americana, a picape fabricada em Hermozilo, no México, chamou a atenção por onde passamos pelo design e ser mais baixa em relação aos modelos médios. A Ford Maverick Lariat FX4 tem preço de R$ 239.990.
Menor em relação a Ranger, no segmento intermediário entre as picapes compactas e médias, liderado pela Fiat Toro, a Ford aposta na versatilidade como um dos diferenciais do seu veículo. Ao argumentar que a Maverick é a primeira da sua faixa, a montadora ponderá que o modelo foi desenvolvido para um novo perfil de consumidor que busca a versatilidade e robustez das picapes com a dirigibilidade de um sedã premium e o conforto de um utilitário esportivo.
O visual robusto, o acabamento interno sofisticado e o perfil para rodar em qualquer terreno destacam a versatilidade da picape.
Montada sob monobloco, a Maverick compartilha a arquitetura e diversos componentes com o utilitário esportivo Bronco.
Com o conceito visual das picapes Ford, a linha de cintura e o centro de gravidade mais baixos facilitam o acesso à cabine e à caçamba.
Os faróis em forma de C invertido, luzes diurna (DRL), auxiliares de neblina e lanternas são em LED. A grade com barra dupla horizontal inspirada na F-150 separa o grupo óptico que é unido por uma barra. As rodas com desenho esportivo são de liga leve de 17 polegadas, escurecidas e pneus de uso misto da Pirelli Scorpion ATR 225/65 R17. As lanternas traseiras também são ligadas por uma barra e a placa de licenciamento foi deslocada para a direita.
A caçamba leva 943 litros e 617 quilos de carga e o sistema Flexbed com pontos de amarração e acessórios permite adaptar o espaço da caçamba a cada tipo de carga. A tampa tem trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores.
Laranja Delhi, o vermelho Aurora os tons de azul Lyse, Indianápolis e Malacara complementam as tradicionais cores branco Ártico, preto Astúrias, prata Orvalho e cinza Dover e Torres.
Espaço e sofisticação
Com 5,073 metros de comprimento, 1,844 m de largura e 1,733 mm de altura, a distância entre eixos é de 3.076 mm de entre-eixos. O interior da Maverick remete ao Bronco com o espaço, o conforto e a conectividade do utilitário esportivo. Os detalhes chamam a atenção pelo estilo e versatilidade com diversos porta-objetos e compartimento sob o banco traseiro para guardar objetos em viagens e no dia a dia.
Acesso por aproximação ou código digital e partida por botão, o interior, laterais das portas e console revestidos em couro têm acabamento em dois tons e detalhes cinza, ocre e cobreados. O quadro de instrumentos tem tela de LCD de 6,5 polegadas. O multimidia com tela digital de oito polegadas sensivel ao toque e comando por voz traz navegação integrada. Interativo com Android Auto, Apple CarPaly e aplicativos, mostra também a imagem da câmera de ré.
Direção elétrica, o volante conta com regulagem de altura e profundidade. Os bancos revestidos em couro, o do condutor com ajustes elétricos. O ar-condicionado é de duas zonas. Entre os diversos porta-objetos, um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro permite transportar até itens molhados. O seletor rotativo de câmbio e os comandos do controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold ficam no console central. O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C).
A Maverick é um veículo inovador, que chega para atender um espaço em branco no mercado.
MARCEL BUENO
Diretor de Marketing da Ford América do Sul
Como a Ranger Black e o Bronco, entre outros modelos da marca, o aplicativo FordPass Connect permite acesso e comando remoto por celular à diversas funções do carro. Além da partida remota do motor e o acionamento do ar-condicionado, localiza o local do estacionamento, trava as portas, mostra a autonomia, o nível de combustível e o hodômetro. Também permite fazer o agendamento online de revisões, entre outros itens.
O motor EcoBoost 2.0 GTDi de 253 cv e força (torque) de 38,7 kgfm atua com a transmissão automática de oito velocidades e tração 4x4. Os cinco modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – adaptam aceleração, força, troca de marchas e controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso. A tração integral AWD, as rodas de 17 polegadas com pneus todo-terreno 225/65 R17 Scorpion da Pirelli facilitam o desempenho em trilhas. A Maverick acelera de 100 km/h em 7,2 segundos. Com categoria A do Inmetro, a picape intermediárias Ford faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
Com sete airbags, a picape Ford traz recursos de segurança como assistentes de frenagem automática com deteção de pedestres e ciclistas, de frenagem pós-colisão e partida em rampa, controle automático em decidas e freio de estacionamento elétrico conta com sistema auto hold, entre outros.
Fácil manutenção
As cinco primeiras revisões, cobrindo 60 meses ou 60.000 quilômetros, saem por R$5.840 (1ª revisão: R$1.066; 2ª revisão: R$1.066; 3ª revisão: R$1.240; 4ª revisão: R$1.362; 5ª revisão: R$1.106). O cliente também tem a opção de adquirir os planos de manutenção Ford Protect.
O plano Ford Protect Basic cobre as três revisões do período de garantia (36 meses ou 30.000 quilômetros) por R$3.203 e oferece 12 meses adicionais do programa Ford Assistance. O plano Protect Plus cobre cinco revisões (60 meses ou 50.000 km) por R$5.548, com 24 meses adicionais do Ford Assistance.
Como carro de passeio
O visual bonito, o espaço amplo e bom desempenho são as principais qualidades da Maverick. O comportamento da picape nas ruas e estradas, próximo ao do irmão utilitário esportivo remete ao de um carro de passeio. A frente inspirada na F150 norte-americana valoriza as linhas limpas e retangulares. A picape intermediaria Ford teve o acesso facilitado pela altura menor em relação aos modelos médios, principalmente na cidade.
A Ford não exagerou quando definiu a Maverick como uma picape com comportamento de utilitário esportivo. Com espaço, conforto e sofisticação, a irmã do Bronco tem capacidade para 943 litros e leva 617 quilos com diversas possibilidade de modular o espaço.
O bom acabamento interno combina plástico e couro com detalhes em cobre, bronze e prata. O amplo interior acomoda bem cincos adultos e conta com diversos porta-objetivos. O quadro de instrumentos com tela em LCD tem ótima visualização e traz as principais informações do veículo. A multimídia permite perfeita conectividade, poderia ser maior. A câmera de ré facilitou as manobras de mas faltaram os sensores de estacionamento como também o carregador de celular por indução. Como no Bronco e na Ranger, o Ford Pass permitiu o controle remoto de diversas funções pelo celular.
Ágil no trânsito urbano e nas rodovias, a tropicalização feita pela engenharia brasileira da Ford no conjunto propulsor e suspensão foi perfeita. A picape ignorou as irregularidades do pavimento, tão comuns nas vias públicas do país. Também rodou tranquila na terra batida e na areia da beira da praia.
Na estrada, os sensores crepuscular e de farol alto auxiliaram a condução. Também recursos eletrônicos como os assistentes de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, de frenagem pós-colisão e partida em rampa, controle automático em decidas e freio de estacionamento elétrico e auto hold, entre outros. Faltaram o controle eletrônico de velocidade adaptativo, assistente de manutenção de faixa e sensor de ponto cego.